Linde MH lança nova geração de empilhadores eléctricos com 26 modelos

Notícias Produtos

A Linde Material Handling (MH) está a moldar o futuro da logística ao lançar uma nova geração de empilhadores eléctricos, composta por 26 modelos de três e quatro rodas, com capacidades de carga entre 1 e 2 toneladas. A empresa aposta e reforça a segurança dos seus novos veículos, das operações e dos utilizadores/condutores dos equipamentos de movimentação de cargas. A Security Magazine marcou presença na apresentação feita aos jornalistas na passada semana, em Aschaffenburg, Alemanha.

Estes novos modelos foram projectados para oferecer avanços substanciais em ergonomia e desempenho, com especial destaque para as versões equipadas com baterias de iões de lítio integradas, que reforçam a eficiência e sustentabilidade das operações.

Estes veículos são essenciais em diversos ambientes, como lojas de bebidas, centros de distribuição, instalações de produção alimentar e comércio de materiais de construção. Adicionalmente, são ideais para utilização em oficinas de metalurgia, unidades de produção química, fábricas de papel e operações de trabalho em madeira.

“A Linde MH está, mais uma vez, a estabelecer um novo padrão no segmento crucial dos empilhadores industriais. Graças às novas tecnologias e ao design optimizado, conseguimos agora responder ainda melhor às exigências dos nossos clientes por soluções de alto desempenho, eficiência energética, conforto e segurança,” declarou Torsten Rochelmeyer, Diretor Sénior de Estratégia e Portfólio de Soluções da Linde Material Handling, durante o evento de apresentação dos produtos.

Duas versões diferentes: Linde Xi e Linde E
Os 12 novos modelos da gama Linde Xi apresentam baterias de iões de lítio integradas e capacidades de carga entre 1,0 e 2,0 toneladas, oferecendo um desempenho inovador e uma maior versatilidade de aplicação.

Além disso, outras 14 variantes actualizam a linha de empilhadores eléctricos standards da Linde, do modelo E14 ao E20, com capacidades de carga entre 1,4 e 2,0 toneladas. Os operadores podem optar entre baterias de chumbo-ácido ou iões de lítio, graças à funcionalidade plug-and-play, permitindo também a utilização de baterias já existentes. Adicionalmente, os modelos da linha E foram preparados para incorporar tecnologia de células de hidrogénio, ampliando as opções energéticas disponíveis para o cliente.

Os modelos Linde Xi10 a Xi20 apresentam um aumento de eficiência em operações diárias, resultado da combinação de uma bateria de iões de lítio de 90 volts com um motor de relutância síncrona. Estes empilhadores atingem uma velocidade de 20 km/h em tempo recorde e oferecem taxas de elevação e descida até 20% superiores à média dos concorrentes. Um avançado sistema de gestão térmica garante a potência total do motor, mesmo sob cargas elevadas e uso contínuo.

“Os novos empilhadores representam uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores e elevam claramente o nível de desempenho frente à concorrência”, afirma Torsten Rochelmeyer. Nos modelos Linde E14 a E20, a Linde MH recorre à comprovada tecnologia de baterias de iões de lítio de 48 volts e motores assíncronos sem necessidade de manutenção para proporcionar um desempenho consistentemente elevado.

Orientado para o condutor

“A escassez de mão-de-obra na área de logística e armazenamento é um desafio crescente,” destaca Torsten Rochelmeyer, gestor de portfólio, ao abordar a dificuldade em preencher vagas no sector. “Os novos empilhadores eléctricos da Linde oferecem uma vantagem real para os gestores de recursos humanos na atracção e retenção de talentos.

O posto de trabalho ampliado foi projectado especificamente para atender às necessidades dos operadores, garantindo-lhes conforto e eficiência.”

Essa abordagem ergonómica é uma preocupação nos modelos Linde Xi10 a Xi20. Isso resultou num estribo de entrada mais amplo e mais baixo, e num espaço para os pés cerca de 30% superior ao padrão desta categoria, permitindo mais liberdade de movimento.

Além disso, todas as versões de empilhadores eléctricos foram projectadas com espaço adicional para a cabeça, facilitando o uso até mesmo por operadores de estatura elevada. Rochelmeyer elogia o projecto como uma “verdadeira maravilha de espaço”, destacando o conforto superior oferecido.

Outro diferencial do novo modelo é o sistema de aquecimento, com aberturas de ventilação ajustáveis em torno do posto de condução e um desempenho de aquecimento 60% superior ao dos modelos anteriores, proporcionando uma cabina confortável mesmo em ambientes frios. Para temperaturas elevadas, o ar condicionado opcional, integrado na protecção superior do condutor, representa uma inovação na indústria.

O conforto do operador também é reforçado pela tecnologia de amortecimento e desacoplamento nos eixos e no mastro de elevação, que minimizam choques e vibrações, preservando a saúde e evitando fadiga. Para um controle intuitivo, o ecrã de 3,5 polegadas de série, com a opção de um ecrã de 7 polegadas, segue os mais recentes padrões da indústria automóvel, fornecendo informações completas e de fácil acesso.

Entre os opcionais, destaca-se o inovador Linde Steer Control: os condutores podem optar por um mini-volante ou joystick em substituição ao volante tradicional, permitindo que operem o empilhador com movimentos mínimos e apenas com os dedos, proporcionando uma experiência de condução mais leve e ergonómica.

A segurança no trabalho é uma prioridade
A segurança é uma prioridade central nos novos empilhadores da Linde, que incorporam um conjunto crescente de funcionalidades, de série ou opcionais, para proteger os operadores e o ambiente de trabalho.

Entre as principais inovações está o sistema Linde Load Assist, que ajusta automaticamente as funções de elevação e inclinação com base no peso da carga e na altura de elevação, prevenindo o risco de perda de carga e capotamento e garantindo maior estabilidade. Esta funcionalidade é instalada de série nos novos modelos.

Nos empilhadores com cabine, o sistema de monitorização electrónica permite integrar o cinto de segurança com o monitorização das portas, possibilitando uma configuração flexível.

Para protecção adicional em manobras, o Linde Reverse Assist Radar, exclusivo da Linde, identifica objectos em movimento e fixos atrás do empilhador e, em caso de perigo iminente, aciona automaticamente os travões para uma paragem segura.

A segurança é reforçada também pelos sistemas de assistência com inteligência artificial, como as câmaras Linde Reverse Assist Camera e Front Assist Camera, que monitorizam a presença de pessoas e objectos ao redor do empilhador.

Integradas no ecrã do veículo, essas câmaras têm a capacidade de distinguir entre pessoas e objectos e, em caso de detecção de perigo, reduzem automaticamente a velocidade do empilhador para evitar acidentes, oferecendo assim uma mais opções de segurança preventiva.

Networking como um fator-chave para obter maior eficiência
A digitalização e a ligação em rede sem interrupções dos processos também estão a contribuir para uma maior produtividade. A transmissão de dados sem fios entre o controlo do empilhador e as aplicações baseadas na cloud num servidor protegido por dados permite tanto a manutenção preventiva como as actualizações de software. Prevê-se um aumento adicional da eficiência através da integração dos empilhadores em cadeias de processos digitais com sistemas de gestão de armazéns e de controlo de empilhadores.

Leia a reportagem na integra na próxima edição especial da Security Magazine – subscreva a newsletter