A espanhola Renfe tem desenvolvido um mega projecto de instalação de videovigilância inteligente nas suas estações. O primeiro primeiro equipamento de videovigilância inteligente de mais de 190 estações em toda a Espanha foi instalado no inicio do ano. Este é o primeiro passo para a digitalização completa dos sistemas de segurança de 600 estações, um projecto denominado ‘Renfe Smart Security Station‘ (RS3), cuja primeira fase, que termina este ano, com um total de 415 instalações. Este projecto faz parte do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência NextGenerationUE da União Europeia.
Para este ano, a Renfe prevê a abertura de concursos para uma segunda fase do projecto RS3, que colocará em funcionamento mais 185 instalações e que estará concluída em meados de 2026. Este projecto será igualmente financiado com fundos comunitários.
Este novo sistema recolhe e processa milhares de dados de forma anónima e automática através do sistema CCTV de cada estação e integra-os num único painel de controlo. O objectivo é melhorar a segurança e a experiência do cliente, sempre em estrita conformidade com os regulamentos de protecção de dados.
Actualmente, para além das 193 estações que já implementaram o novo sistema, outras 73 estações ficaram concluídas no primeiro trimestre de 2024. Além disso, mais 149 estações foram definidas e serão executadas antes do final de 2024.
Para implementar estas soluções, a Renfe contratou empresas líderes em tecnologias de análise de imagem e inteligência, incluindo a Infinity Neural e a Imotion Analytics (esta última é uma das startups aceleradas pelo nosso programa de inovação TrenLab).
O projeto “Renfe Smart Security Station” (RS3), que tem um orçamento de 31,7 milhões de euros e foi financiado com fundos da União Europeia, começou no final de 2021 e terminará em meados de 2026.
Durante este período, mais de 7.000 câmaras de segurança analógicas serão substituídas por câmaras IP, o que permitirá que a informação recolhida através do sistema CCTV seja partilhada num sistema integrado de análise de vídeo.
O projecto RS3 prevê ainda a instalação de mais de 685 servidores de última geração e a renovação dos sistemas operativos, instalações e elementos digitais das estações. Prevê ainda a instalação de cerca de 500 sondas de cibersegurança para monitorização, controlo e análise. O objectivo final é aumentar os níveis de segurança digital e cibersegurança.
Análise de afluência
Graças a este sistema de segurança inteligente, será possível saber em tempo real o que está a acontecer nas estações da Renfe Cercanías.
Por exemplo, ao analisar o fluxo de pessoas, se necessário, será possível direccionar mais pessoal para as estações.
Se necessário, será possível direccionar mais pessoal para as estações onde são necessários em cada momento. Será igualmente possível detectar automaticamente incidentes relacionados com a segurança, como a queda de pessoas e objectos nas vias, incêndios, actos de vandalismo ou fraudes de acesso.
Ter acesso a informações em tempo real sobre a evolução do serviço é fundamental para melhorar a experiência do passageiro, que dá prioridade à certeza e à fiabilidade quando escolhe um meio de transporte. A frequência e a pontualidade são os principais atributos que o transporte público deve cumprir para atrair passageiros para longe do carro particular, um dos objectivos do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR).
Algoritmos de inteligência artificial
O sistema RS3 recolhe imagens das estações que são integradas num sistema de análise de vídeo, onde são processadas e analisadas com algoritmos de inteligência artificial. Posteriormente, as imagens processadas são eliminadas do sistema numa questão de milissegundos. Para implementar estas soluções, a Renfe contratou empresas líderes em tecnologias de análise de imagem e inteligência, incluindo a Infinity Neural e a Imotion Analytics.
No total, este projecto (em ambas as fases) contempla a instalação de mais de 8.451 dispositivos para a implementação de um circuito fechado de CCTV e de um sistema inteligente de análise de vídeo. Além disso, estes dispositivos serão acompanhados por sistemas de controlo de acessos, equipamentos de controlo eléctrico ou elementos de comunicação para a ligação dos diferentes equipamentos IP, entre outras instalações de segurança.
Centros de Segurança Inteligentes i-CECON e i-C24H
O âmbito do projecto RS3 inclui também a criação de uma nova rede de Centros Inteligentes de Segurança (i-CECON e i-C24H).