Trabalhar em casa, na praia ou em um café é uma realidade para muitas pessoas hoje. Tudo o que precisamos está armazenado nos nossos dispositivos digitais, como computadores pessoais, portáteis e telemóveis, que contêm informações importantes sobre a nossa vida pessoal e profissional.
A digitalização criou um ambiente de vida flexível que nos dá a liberdade de acessar facilmente a um universo de informações. Também nos dá espaço para armazenar centenas de milhares de arquivos diferentes: fotos dos nossos filhos e animais, bilhetes, projetos, matrizes importantes nas quais trabalhamos há semanas, arquivos repletos de décadas de conhecimento e memórias. O ransomware permite que os criminosos roubem tudo isso num instante.
As ferramentas de discriptografia disponíveis no repositório No More Ransom , criado há cinco anos, ajudaram mais de seis milhões de pessoas a recuperar os seus arquivos gratuitamente, indica a Europol. Isso evitou que os criminosos ganhassem quase mil milhões de euros com ataques de ransomware. Actualmente oferecendo 121 ferramentas gratuitas capazes de descriptografar 151 famílias de ransomware, reúne 170 parceiros dos sectores público e privado, noemadamente a Emisisoft, Kaspersky, TrendMicro, Bitdefender, Avast, Cisco, Check Point, McAfee, ESET, entre outras. O portal está disponível em 37 idiomas.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.