A gestora dos aeroportos espanhóis Aena entregou à Indra a implementação do sistema de controlo de temperatura de passageiros, através da instalação de câmaras termográficas em 13 dos seus aeroportos mais movimentados em termos de tráfego aéreo e passageiros.
A Aena está a trabalhar em estreita colaboração com a Autoridade Espanhola de Saúde Exterior nas operações de vigilância e controlo, fornecendo os meios tecnológicos necessários para a instalação e uso de câmaras termográficas.
O contrato foi adjudicado à Indra num processo de concurso público. As câmaras da Indra foram instaladas nos aeroportos: Adolfo Suárez Madri-Barajas, Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, Palma de Maiorca, Málaga-Costa del Sol, Alicante-Elche, Ibiza, Gran Canária, Tenerife Sur, Valência, César Manrique- Lanzarote, Sevilha, Fuerteventura e Menorca.
O sistema inclui câmaras fixas na zona de chegadas e câmaras móveis de backup, que permitirão realizar verificações aleatórias em qualquer lugar do terminal.
“Os sensores termográficos das câmaras possuem um ponto de referência (black body) com uma temperatura fixa que garante a precisão”, aponta a empresa.
Além disso, diz, “esta é uma solução inteligente que detecta de forma autónoma o passageiro sem exigir que este se imobilize ou fique a uma distância específica”. É capaz de reconhecer o rosto da pessoa e identificar as áreas cobertas pela máscara, boné ou outros adereços, seleccionando o local ideal para uma medição precisa da temperatura, sem qualquer intervenção humana.
Esta tecnologia de controlo de temperatura, identificação e alerta de sintomas de doença faz parte da linha de soluções Mova Protect da Indra e está integrada num conjunto de sistemas para a gestão e controlo da mobilidade de pessoas e passageiros em diferentes meios de transporte.