A Mota-Engil passou a integrar, recentemente, a rede nacional CSIRT. A equipa de resposta a incidentes de cibersegurança (CSIRT Mota-Engil) tem como missão assegurar um serviço de resposta a incidentes de cibersegurança, nomeadamente, do tratamento e coordenação da resposta a incidentes, realização de auditorias, produção de alertas e recomendações e promoção da uma cultura de cibersegurança interna.
A Mota-Engil CSIRT prevê apoiar os administradores de sistemas na gestão dos aspectos técnica e
organizacional dos incidentes, nomeadamente na triagem de incidentes e na sua resolução.
Triagem de Incidentes:
Determinar quando um incidente é autêntico;
Avaliar e priorizar um incidente.
Coordenação de Incidentes:
Determinar as organizações envolvidas;
Contactar as organizações envolvidas para investigar o incidente e tomar as medidas
adequadas;
Facilitar o contacto com outras partes que podem ajudar na resolução do incidente;
Encaminhar os incidentes para ajudar e facilitar a resolução dos incidentes de segurança
informática;
Enviar relatórios a outros CERT.
Resolução de Incidentes
Aconselhamento das equipas locais de administração de sistemas das ações apropriadas a
adotar;
Acompanhar o progresso das equipas de administração de sistemas relativamente a questões
de segurança;
Solicitar relatórios;
Dar resposta às solicitações