A Axis Communications foi escolhida pela Prosegur para implementar soluções tecnológicas de monitorização e controlo de multidões em eventos de grande escala em Portugal – de que são exemplos o Web Summit Lisboa e grandes festivais de Verão como o Rock In Rio e o MEO Kalorama.
Neste tipo de eventos, os desafios de segurança são amplificados por diversos factores, como a complexidade da iluminação e movimentação constante do público. É comum que existam variações de luz e áreas de baixa luminosidade, o que pode comprometer a segurança. Para além disso, a movimentação de grandes multidões em espaços amplos, e muitas vezes escuros, aumenta o risco de incidentes, o que exige uma organização e monitorização cuidadosas.
Neste sentido, a Prosegur apostou na Axis e as duas empresas optaram por implementar câmaras panorâmicas e multisensor de alta resolução, que cobrem ângulos amplos e oferecem funcionalidades multimegapixel para monitorização contínua e detalhada, auxiliando a equipa de operações em tempo real.
A Axis forneceu também câmaras com capacidade de zoom para grandes distâncias, o que permite uma avaliação precisa de áreas extensas e de situações específicas, essencial para eventos dinâmicos que envolvem grandes multidões.
Com esta aposta, a Prosegur conseguiu modernizar e optimizar o sistema com câmaras de alta resolução, maior capacidade de analítica e uma cobertura ampliada, para assegurar supervisão completa dos espaços e alertas proactivos em casos de situações anómalas, principalmente nos perímetros dos eventos.
As fontes de vídeo no terreno proporcionam apoio directo à equipa de operações, o que permite um acompanhamento em tempo real e melhora a capacidade de resposta – um tipo de suporte fundamental na gestão e segurança de grandes eventos.
A contagem de pessoas é outra funcionalidade essencial, pois possibilita a monitorização do fluxo em tempo real e ajuda a prever concentrações, gerir expectativas e ajustar a operação de acordo com a afluência em diferentes áreas. Esta tecnologia permite ao cliente acompanhar o que sucede no evento de forma rápida e eficaz, com gestão operacional facilitada e uma experiência fluida para o público.
Finalmente, as analíticas de protecção perimetral, como linhas de protecção em zonas de passagem, ajudam a prevenir intrusões, proporcionando segurança adicional.
Estas ferramentas, que oferecem percepção situacional (situational awareness) melhorada, possibilitam uma resposta rápida da equipa da Prosegur e/ou das autoridades a situações que exijam intervenção, como emergências médicas, pois indicam a localização exacta e o estado da ocorrência.
“Com a experiência dos técnicos certificados da Prosegur e o apoio da Axis, a implementação das soluções de segurança tem sido bem-sucedida em eventos de grande escala, como foi o caso das edições de 2024 do Rock In Rio e do MEO Kalorama”, refere a empresa. Também o Web Summit 2024 em Lisboa contou com a tecnologia da Axis.
“A parceria com a Axis tem sido essencial para podermos garantir a segurança adequada em eventos de grande dimensão. A facilidade de integração e a inovação tecnológica das soluções da empresa oferecem um apoio fundamental à nossa equipa, que nos permite operar com total confiança em qualquer circunstância e continuar a oferecer as melhores soluções e serviços aos nossos clientes,” mencionou Luís Baptista, Director de Negócio de Vigilância da Prosegur.
“Não podíamos estar mais entusiasmados por termos sido escolhidos para assegurar a segurança de outro evento de renome em Portugal, como é o Web Summit,” referiu Ricardo Pereira, Portugal Sales Manager da Axis Communications. “Fazer parte da solução tecnológica da Prosegur, que protege visitantes, colaboradores, artistas e infraestruturas, é um motivo de grande orgulho para nós. Continuaremos a trabalhar lado a lado e a oferecer ainda mais razões para a Prosegur renovar a sua confiança nas nossas soluções tecnológicas e na nossa capacidade de dar resposta a operações críticas em eventos de grande escala”.