ADSP e TAPA organizam conferência sobre protecção das cadeias de abastecimento

Notícias

A ADSP e a TAPA co-organizaram uma conferência sobre a protecção das cadeias de abastecimento, a qual decorreu ontem, em Oeiras.
No arranque da conferência, Armando Soares, vereador da Câmara Municipal de Oeiras, destacou que “não podemos permitir que a sociedade se extreme da forma como se está a extremar (…) Somos um povo pacífico, pacato e aberto (…) e não podemos permitir que a extrema-esquerda ou a extrema-direita capturarem o povo português e a sociedade portuguesa para aquilo que temos assistido ultimamente”.
José Meneses, presidente da ADSP, deu uma palavra de apoio à Direcção Nacional da PSP, criticando os ataques “sem precedentes” feitos nos últimos dias à PSP, nomeadamente por parte de actores públicos, algo que classificou como uma “situação muito gravosa”.
“São tantos os desafios que surgem nesta área que um profissional bem preparado e formado na área da segurança é uma mais-valia para qualquer empresa”, disse José Meneses. Sobre a temática da segurança na cadeia de distribuição, o responsável destacou que quando se fala da segurança na cadeia da distribuição, apenas se lembra do que acontece no início e no fim. Neste sentido, surgem “obrigatoriedades de adoptar medidas especiais de segurança no fim da cadeia”, o que, diz “é algo limitativo”, uma vez que nas actividades de armazenagem e transporte essas medidas ficam ao critério das empresas. O responsável destacou que hoje a maior parte das empresas contrata empresas especializadas nesse armazenamento, as quais, disse, “não são obrigadas a adoptar medidas especiais de segurança de acordo com o regime em vigor”. O responsável destacou a sensibilidade do processo de armazenagem e transporte dos produtos até ao consumidor. José Meneses destacou que não faz sentido que só seja exigida a adopção de medidas especiais de segurança no final da cadeia de distribuição. O responsável destacou a importância das alterações legislativas necessárias a realizar nesta área, nomeadamente no que toca à adopção de medidas especiais de segurança.
O evento reuniu vários profissionais do sector, nomeadamente Filipe de Almeida, regional lead para Portugal, Espanha e África da TAPA EMEA, o superintendente Pedro Sousa, do departamento de operações da PSP, de Tiago Lopes, da GNR, Ap Boom, chief financial and compliance office da TAPA EMEA, António Valente, responsável de safety e security do Metro e vice-presidente da ADPS e de Silvestre Machado, director nacional de segurança da Auchan, entre outros.