No dia 30 de Outubro, a VisionWare e a Inventa apresentam o seminário “Segurança da Informação e Propriedade Intelectual na Era da Inteligência Artificial”, que decorre na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP).
O evento aborda os desafios e oportunidades da convergência entre a Segurança da Informação, a Propriedade Intelectual e a Inteligência Artificial, num contexto em que a cooperação nacional e internacional será essencial para maximizar o potencial e mitigar riscos envolvidos.
Com implicações legais, éticas e de segurança, acredita-se que a chave para o sucesso incidirá no desenvolvimento de políticas eficazes de proteção de dados, na criação de marcos regulatórios claros e na utilização da própria IA como uma ferramenta de proteção tanto para o campo da Propriedade Intelectual (PI) quanto para a Segurança da Informação.
No painel de oradores estarão Filipe Custódio (VisionWare), João Ledo (VisionWare), Susana Rodrigues (Inventa) e Mariana Hazt Lencina (Inventa) para abordar os desafios ligados aos riscos de violação de Propriedade Intelectual e as crescentes ameaças à segurança cibernética. Propõe-se ainda explorar as oportunidades emergentes, como a identificação e mitigação de ameaças cibernéticas em tempo real, o uso da IA como ferramenta para a gestão, monitorização e proteção de ativos de Propriedade Intelectual, ou a criação de regulamentações adequadas que equilibrem a promoção da inovação com a proteção dos direitos de criadores e inventores.
A VisionWare e a Inventa celebraram recentemente uma parceria estratégica com vista à promoção de iniciativas que conectem a Propriedade Intelectual à Segurança da Informação e Cibersegurança. O objectivo é fomentar um ambiente mais seguro para a inovação e o crescimento empresarial, por meio de soluções inovadoras que optimizem a gestão e segurança de activos corporativos.