Conferência sobre Segurança no Retalho e Grande Consumo decorre em Lisboa em Novembro

Cibersegurança e InfoSec Conteúdo Premium IA Notícias Retalho Videovigilância

A conferência sobre Segurança no Retalho e Grande Consumo, organizada pela Security Magazine, decorre a 27 de Novembro, no Hotel Olissipo Oriente, em Lisboa. O evento reúne especialistas de segurança e do retalho e conta com o patrocínio da PowerSHIELD, Ajax, Axis Communications, Lanaccess, e Hikvision e apoio do ISAC do Retalho / Centro Nacional de Cibersegurança, assim como a parceria da Carinus Est. Esta conferência tem vagas limitadas e a inscrição é obrigatória através do site do evento em www.smconferencia.pt

A edição deste ano tem como tema central “Prever. Prevenir. Proteger. Visão integrada da Segurança” e procura trazer para o debate as principais preocupações dos responsáveis de segurança do retalho, tanto ao nível da segurança das infra-estruturas e protecção de bens, como da protecção das suas pessoas e pessoas externas, assim como da sua vertente digital, tendo em vista a manutenção do negócio e das exigentes operações.

A edição deste ano irá decorrer em duas salas, nas quais os participantes poderão partilhar as suas experiências e enriquecer o seu conhecimento em torno de temas como:

  • Segurança Contra Incêndios em Edifícios
  • Gestão da Perda Desconhecida
  • Videovigilância na segurança de espaços comerciais
  • Cibersegurança: Novas alterações legislativas (NIS 2)
  • Tecnologias ao serviço da segurança de espaços comerciais
  • Segurança colaboradores do retalho
  • Análise de informações criminais
  • Cultura de Segurança
  • Visibilidade em toda a cadeia de valor
  • Melhores práticas e casos de sucesso
  • O papel do intelligence na garantia da continuidade de negócio
  • Fraude Digital e a Segurança dos Pagamentos Online
  • Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Caracterização do segmento dos centros comerciais em Portugal

Esta é uma oportunidade única de networking e partilha de experiências entre os profissionais do sector, a qual cruza várias realidades cujos desafios e preocupações semelhantes. Além disso, é uma oportunidade de fazer novos negócios e reforçar parcerias já existentes. O evento contará com especialistas da área que desempenham as suas funções em empresas líderes no retalho em Portugal.

Programa abrangente

Em termos de programa, o dia arrancará com Pedro Mendonça, security manager, (APCC/Mundicenter) com uma caracterização sobre a segurança em centros comerciais. Um importante pontapé de saída que permitirá à assistência ter uma noção clara sobre a realidade em termos de dimensão deste sector.

Logo depois, José Paulo Mota, director de operações da Worten, e Bruno Lima, board advisor da PowerSHIELD, apresentarão uma sinergia na segurança, baseada na inovação tecnológica. A parceria que une as duas empresas contempla uma série de valências e investimento tecnológico, cuja implementação se tem reflectido num ganho significativo em termos de segurança das lojas. (Vencedora dos Prémios de Segurança da Security Magazine)

Após a pausa para café, Carlos Alves, director de serviços gerais da FNAC Portugal, irá focar-se naquilo que é a cultura de segurança numa empresa fortemente empenhada em garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança dos seus bens, pessoas e produtos.

Videovigilância ao serviço do retalho

A Lanaccess, patrocinadora do evento, terá uma sessão a cargo de Francesc Tortras sobre videovigilância, a qual evita a perda desconhecida e melhora a eficiência operacional das organizações. Hoje a videovigilância é determinante na manutenção da segurança dos espaços do retalho, associando-se à IA, big data e cloud para obter resultados mais optimizados e fiáveis, adaptados as actuais exigências.

A importância da análise criminal

Durante a manhã, Paulo Rebelo Manuel, coronel GNR na Reserva e Professor Auxiliar Convidado do Instituto Universitário Egas Moniz, irá focar-se numa apresentação sobre a análise de informações criminais. Recorde-se que Paulo Rebelo Manuel é coordenador da pós-graduação em análise de informações criminais, o primeiro curso em Portugal a leccionar em contexto universitário. Este é um tema cada vez mais na ordem do dia, tanto nas organizações do Estado, como empresariais e sociedade civil.

Cibersegurança: novos desafios e tendências

Ainda durante a manhã, a cibersegurança entrará em cena pela mão de Luís Ferreira, CISO da Leroy Merlin, David Marques, CISO do Grupo Nabeiro, e Rui Costa, responsável de cibersegurança, Privacidade e Segurança de Informação da PRIO.

A edição deste ano, conta com uma forte aposta ao nível da cibersegurança, sendo reforçada pela parceria com o ISAC do Retalho / CNCS. Os Centros de Análise e Partilha de Informação (ou “ISAC”, por referência à expressão na originária língua inglesa) são parcerias para troca de informação e experiência sobre segurança cibernética e assentam no pressuposto de que a partilha consistente de informações e análise de incidentes, ameaças, tendências e boas práticas favorece a resiliência digital.

Neste sentido, durante a tarde, na sala Macau, os participantes poderão a assistir a temas como a NIS 2, IA, Machine Learning, fraude digital nos pagamentos e o papel da intelligence na garantia da continuidade de negócio, sendo que este último tema será abordado por Luís Valente, Cybersecurity Manager Area Leader – Information Audit da MC SONAE.

Segurança contra incêndios: uma preocupação contínua

Estávamos em 25 de Agosto de 88 quando o incêndio do Chiado deflagrou nos Armazéns Grandella, ao lado da Rua do Carmo, em Lisboa pelas 5 da madrugada. Foram destruídos 18 edifícios, numa área equivalente a oito campos de futebol, nomeadamente lojas e escritórios. Além dos Grandes Armazéns do Chiado, foi também perdido o arquivo histórico de gravações de som da Valentim de Carvalho.

O engenheiro Carlos Ferreira de Castro irá abordar a temática do passado e do presente e a importância da segurança contra incêndios em edifícios, tendo sido um dos membros da comissão responsável pelo actual regulamento de SCIE e que, na altura, acompanhou de perto a situação vivida na baixa de Lisboa.

Seguindo nesta temática, Catarina Gaspar, security risk & loss prevention SCIE do E.Leclerc Portugal, abordará o tema da importância de se saber comunicar e ler os edifícios, focando-se na questão da segurança contra incêndios.

Prever. Prevenir. Proteger

A terminar o dia, a mesa redonda (em actualização) sobre os desafios actuais na área da segurança e o futuro do sector contará com a presença de Marcos Fernandes, gestor de segurança da Radio Popular, e Ivo Soares, facilites & security supervisor do grupo Brodheim. Realidades distintas mas com desafios e preocupações comuns. Uma conversa a não perder, que procura aproximar-se do público presente, tendo em vista a partilha de experiências, boas práticas, visões e preocupações.

Para participar nesta conferência faça a sua inscrição em www.smconferencia.pt – inscrição obrigatória. Esta conferência tem vagas limitadas, estando com 75% da sua capacidade já ocupada.