Município de Gondomar investe em SOC

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O Município de Gondomar adquiriu, no primeiro semestre, serviços para implementação de sistema de detecção e resposta a incidentes de segurança (Security Operations Center – SOC) à empresa MEO, segundo o site Base.

Recorde-se que “na madrugada do dia 27 de Setembro de 2023, o Município de Gondomar foi alvo de um acto externo (maliciosos) que afectou e comprometeu todos os sistemas informáticos da Câmara Municipal, e a informação aí contida, não obstante todas as medidas de segurança implementadas”.
Esta ocorrência “foi comunicada às entidades competentes, nomeadamente à Polícia Judiciária, ao Centro
Nacional de Cibersegurança (CNCS) e à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD)”.

Neste sentido, o Município considerou necessário dotar a infraestrutura tecnológica de um sistema de deteção e resposta imediata a incidentes de segurança, que monitorize de forma continua e permanente as redes, servidores e outros dispositivos e aplicações, em busca de actividades e comportamentos suspeitos, devendo responder a esses eventos de forma imediata para evitar e minimizar o seu impacto.


O serviço é suportado num Centro de Resposta a Incidentes de Cibersegurança (SOC), com equipas a operar 24×7, em dois locais geograficamente distintos em território nacional, integrando os
seguintes componentes:

  • Gestão de SIEM (Security Information and Event Management) / SOAR (Security Orchestration,
    Automation, and Response)
  • Gestão de incidentes de segurança
  • Análise e gestão de vulnerabilidades
  • Análise continua de ativos expostos
  • Elaboração de playbooks e uses cases;
  • Monitorização de ameaças com rápida resposta
  • Análise de emails suspeitos
  • Retenção de logs
  • Campanha de sensibilização (phishing / cyber awareness)
  • Evento de sensibilização de cibersegurança
  • Serviço de takedown
  • Purple Team
  • Dissimulação (deception)
  • Relatórios
  • Portal SOC – Security Operations Center
  • Teste de penetração (pen testing)
  • Gestão de Crise
  • Análise de malware
  • Análise de email
  • Threat Intelligence e Threat Hunter
  • Gestão de Ameaças
  • Centro de resposta a incidentes de cibersegurança
  • Níveis de Serviço (horas seguidas):
  • Certificação
  • Plano de segurança
  • Formação
  • Tempo de implementação
  • Relatórios
  • Contactos para suporte técnico e gestor
  • Penalidades a aplicar

O serviço disponibiliza uma plataforma em cloud, alojada no espaço europeu, que agrega as soluções SIEM (Security Information and Event Management) e SOAR (Security Orchestration,
Automation, and Response), para todos os equipamentos activos municipais contratados.
A solução inclui no mínimo 1000 equipamentos activos.

A solução integrada de SIEM (Security Information and Event Management) e SOAR (Security
Orchestration, Automation, and Response) inclui as seguintes funcionalidades:

  • Endpoint Detection and Response (EDR)
  • Network Traffic Analysis (NTA)
  • User and Entity Behavior Analytics (UEBA)
  • Cloud and Integrations plataforma em cloud com capacidade de fazer integrações com outras
    plataformas externas (ex: plataformas de segurança de perímetro, plataformas IoT, ITSM, …)
  • Security Information and Event Management (SIEM)
  • Embedded Threat Intelligence
  • MITRE ATT&CK Alignment
  • Deception Technology
  • Incident Response and Investigations
  • Security Orchestration
  • Case Management and Workflow
  • Response and Automation
  • Threat Intelligence

Além dos serviços prestados, serão dinamizadas acções de sensibilização em cibersegurança, entre outros.