No âmbito da Campanha Europeia de Prevenção dos Acidentes de Trabalho, lançada pelo Comité dos Altos Responsáveis da Inspecção do Trabalho (CARIT), a ACT levou a cabo a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho.
Esta campanha compreendeu a realização de um conjunto de acções inspectivas e de sensibilização, envolvendo todos os serviços desconcentrados da ACT.
Estas acções tiveram lugar entre Março e Junho, pelo que agora se apresentam os dados provisórios.
Durante este período foram realizadas mais de 20 acções de sensibilização em todo o território de Portugal Continental, abrangendo cerca de 2000 trabalhadores, empregadores e representantes de associações sindicais e de empregadores.
No âmbito das acções inspectivas levadas a cabo, foram visitadas cerca de 200 entidades empregadoras, abrangendo cerca de 9000 trabalhadores. Cerca de 20% das visitas foram a microempresas, 50% a pequenas e 30% a médias empresas.
No que respeita aos sectores de actividade, aproximadamente 60% das intervenções ocorreram no sector da Construção Civil (por se tratar de um dos sectores com maior sinistralidade), cerca de 20% na Agricultura e Silvicultura e 20% no sector dos Transportes Rodoviários.