O sistema de videovigilância de Faro, composto por 41 câmaras, entrou hoje em funcionamento. O sistema será operado pela PSP, 24/7. As câmaras estão instaladas nos locais de maior afluência e trânsito.
Este sistema contemplou um investimento total de mais de 400.000 euros e incluir toda a empreitada de ampliação da rede de fibra óptica e instalação do sistema.
Foram instaladas 27 câmaras nas zonas de comércio e diversão nocturna e 14 nos seis principais eixos rodoviários da cidade.
O acesso ao sistema só está disponível a agentes com formação para o efeito e a extracção de imagens apenas autorizada a agentes de investigação criminal.
O sistema de videovigilância tem sido implementado de forma faseada no Algarve, tendo sido activadas 26 câmaras em Olhão, em 2021, e 61 câmaras em Portimão, em 2022. A PSP está a trabalhar no alargamento do sistema de videovigilância naquelas duas cidades, com o aumento do número de câmaras, que deverá ser autorizado em breve, e também na instalação de novos sistemas nas cidades de Lagos e de Tavira.