A eSole é uma palmilha inteligente para avaliação no local e em tempo real de vários indicadores de saúde músculo-esqueléticos e de desempenho dos atletas. A avaliação é baseada em inteligência artificial e visa medir a fadiga muscular dos atletas e prever o risco de lesões.
A eSole foi criada pela startup portuguesa eDynamics e pretende impulsionar a transformação digital da avaliação da saúde músculo-esquelética, causando um impacto significativo nos desportos de saúde e melhorando potencialmente a saúde no trabalho.
Esta palmilha inteligente alimentada por IA, que visa avaliar a fadiga e risco de lesões dos jogadores de futebol e fazer uma avaliação biomecânica e musculoesquelética dos jogadores. No fundo, recorre a 5G, incorpora sensores, IA e IoT, e mede a fadiga muscular através da medição de indicadores como toques na bola, velocidade, distância percorrida. No fim, gera relatórios baseados na cloud e informação em tempo real de cada jogador.
Esta dispositivo tem sido testada no Sporting Clube de Braga e venceu o prémio de melhor solução de origem portuguesa do 5G Challenge, promovido pela MEO empresas.