O ISQ conta com uma equipa de técnicos e engenheiros permanentemente na Ponte 25 de Abril. Esta equipa é responsável por fazer diariamente a inspecção técnica à sua estrutura e a todos os elementos constituintes da mesma e do viaduto de acesso. Esta é uma parceria que arrancou em 1988, com a empresa a participar também dos trabalhos de alargamento do tabuleiro rodoviário e de instalação do caminho de ferro.
O serviço ferroviário da ponte já transportou 498 milhões de passageiros nos últimos 25 anos. A ligação do ISQ à ponte arrancou nos finais dos anos 80, tendo-se mantido até aos dias de hoje.
O envolvimento do ISQ contou com três fases diferentes de intervenção. A primeira constituiu na avaliação do estado geral da obra de arte, em colaboração com o projectista e sob orientação do GECAF, entre 89 e 91. A segunda correspondeu ao período de execução dos trabalhos de instalação do caminho de ferro na ponte e viaduto, onde o ISQ assegurou a fiscalização dos trabalhos entre 96 e 99. Já a terceira fase, depois de concluída a instalação do caminho de ferro, passou pela inspecção permanente a todos os elementos constituintes da ponte e viaduto e fiscalização dos trabalhos de conservação executados, nomeadamente a substituição das juntas de dilatação rodoviária e aparelhos de apoio da ponte depois de 99.
A substituição dos aparelhos de apoio dos Pilares P1, P2, P5 e P7 ocorreu no ano de 2004, e após a instalação dos novos aparelhos de apoio, o ISQ tem assegurado a respectiva monitorização, através de uma inspecção e da medição das folgas entre as superfícies de deslizamento e os mesmos.
No final do ano de 2020, na sequência da inspecção dos aparelhos de apoio do Pilar 5, observaram-se valores que reflectiam a necessidade de substituição dos discos MSM existentes no interior destes aparelhos de apoio, actividade que se realizou no mês de Julho de 2021.
Esta operação decorreu durante o período de interdição da circulação ferroviária e exigiu uma coordenação rigorosa entre as diversas equipas intervenientes.
As etapas principais deste processo foram: desmontagem das protecções dos aparelhos de apoio do Pilar 5; transporte do aparelho de apoio de reserva do estaleiro para a plataforma existente no Pilar 5; elevação da Viga de Rigidez aproximadamente de 3mm; remoção do aparelho de apoio existente e das respectivas chapas de deslizamento; montagem das novas chapas de deslizamento; montagem do aparelho de apoio de reserva; descida da Viga de Rigidez até à cota inicial; observação global do aparelho de apoio; transporte do aparelho de apoio removido para o estaleiro, para ser acondicionado e ficar apto para uma substituição posterior.