Inteligência artificial e SST: O futuro do trabalho ou um desafio complexo?

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O Director Executivo da EU-OSHA, William Cockburn, fala sobre o impacto da inteligência artificial na segurança e saúde no trabalho

A inteligência artificial (IA) revolucionou muitos aspectos da nossa vida quotidiana, desde a forma como aprendemos e nos entretemos, até à forma como viajamos ou comunicamos com os outros. O trabalho não é uma excepção, com várias tecnologias baseadas na IA a serem cada vez mais integradas em diferentes indústrias e funções profissionais. No entanto, surge frequentemente uma questão: a IA será benéfica ou prejudicial para a segurança e saúde no trabalho (SST)? Vamos explorar os desafios e as oportunidades que a inteligência artificial apresenta para a segurança, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Compreender a IA no local de trabalho
O que é exactamente a IA? A IA refere-se a sistemas que apresentam um comportamento inteligente, analisando o seu ambiente e tomando medidas com algum grau de autonomia para atingir objectivos específicos. Por exemplo, uma das formas mais comuns de IA utilizadas actualmente no trabalho são os editores de texto e as funcionalidades de correcção automática, que evoluíram de simples detectores de erros para sistemas que utilizam algoritmos para identificar a utilização incorrecta da língua, oferecer correcções e até prever o texto enquanto se escreve, parecendo ler a mente das pessoas.

A IA é também utilizada na recolha automatizada de legumes nas explorações agrícolas, nos automóveis autónomos, nos chatbots utilizados no apoio ao cliente, nos sistemas de optimização das cadeias de abastecimento, no controlo da qualidade e na gestão de projectos, na classificação automatizada no ensino, etc.

Esta tecnologia surge, portanto, sob formas muito diferentes e pode ser integrada em muitos sectores e empregos, cada um apresentando as suas próprias possibilidades e riscos. Analisamos aqui vários domínios-chave para compreender as suas implicações para a SST.

Ligar trabalhadores e clientes através da IA
O trabalho em plataformas digitais é uma forma relativamente nova de trabalho em que formas simples de algoritmos de IA fazem corresponder a procura e a oferta de mão de obra através de uma plataforma. Pense-se numa aplicação que liga alguém que encomenda comida a um motorista de entregas, ou num sítio Web que liga uma pessoa que precisa de ajuda para reparar uma torneira com fugas a alguém que oferece os seus serviços de canalização. Estas ligações são facilitadas por algoritmos baseados em IA, que são conjuntos de instruções que orientam o software dos computadores para a resolução de problemas específicos, como a correspondência entre a oferta e a necessidade de mão de obra.

Por exemplo, na situação de entrega de comida, o algoritmo atribui o trabalho tendo em conta factores como a localização, mas também outros como a classificação e as críticas anteriores do trabalhador. Esta dependência dos algoritmos de IA apresenta um risco significativo: a falta de transparência.

Muitas vezes, os trabalhadores e os empregadores têm poucos conhecimentos sobre todos os factores que influenciam o funcionamento dos algoritmos e os resultados que geram, o que pode levar a decisões tendenciosas não detectadas, a situações perigosas para os trabalhadores e a questões éticas.

Embora o trabalho em plataformas também ofereça potenciais benefícios para os trabalhadores, como um elevado grau de flexibilidade e a oportunidade de desenvolver diferentes competências e adquirir experiência profissional, esta opacidade coloca desafios à SST dos trabalhadores das plataformas.

O seu estatuto de emprego precário, associado à insegurança no emprego e à imprevisibilidade dos rendimentos, e factores como a elevada intensidade do trabalho e os longos horários de trabalho contribuem ainda mais para este problema.

Automatização de tarefas com IA
Outra forma de a IA estar a remodelar o local de trabalho é através da automatização de tarefas, em que os sistemas baseados em IA podem ajudar ou assumir tarefas repetitivas ou perigosas. Isto permite que os trabalhadores se concentrem num trabalho mais estimulante e evita situações de alto risco.

Por exemplo, a implementação de quiosques de check-in automatizados nos aeroportos ou de máquinas de encomendas de fast-food em que as tarefas repetitivas (leitura de cartões de embarque, recepção de encomendas, etc.) são delegadas em sistemas baseados em IA, liberta tempo para que os trabalhadores se dediquem a um trabalho mais criativo e significativo. Além disso, os robôs que automatizam processos como a soldadura, a pintura ou o corte em ambientes industriais mantêm os trabalhadores fora de perigo.

Embora esta automatização signifique que os trabalhadores estão potencialmente mais seguros e mais satisfeitos com o seu trabalho, também introduz riscos de SST. Estes incluem uma menor consciencialização da situação humana e uma dependência excessiva da tecnologia, o que leva a uma menor vigilância e atenção e pode causar erros fatais.

Outros desafios estão relacionados com a perda de competências dos trabalhadores e a emergência de riscos psicossociais decorrentes da menor motivação para manter as competências manuais e do receio de perder o emprego.

IA e algoritmos que gerem os trabalhadores
Uma outra área em que a IA e os algoritmos estão amplamente presentes no local de trabalho é a gestão dos trabalhadores. Os sistemas baseados em IA recolhem dados em tempo real do espaço de trabalho, das tarefas e dos trabalhadores e utilizam-nos para tomar decisões automatizadas relativamente à gestão dos trabalhadores.

Por exemplo, os sistemas de IA que organizam os turnos têm em conta factores como a disponibilidade, as competências e o volume de trabalho dos trabalhadores para criar um horário. Podem também utilizar informações sobre a satisfação dos clientes, a duração das tarefas e os níveis de produtividade para avaliar o desempenho dos trabalhadores e sugerir prémios ou penalizações.

A gestão dos trabalhadores baseada na IA tem o potencial de melhorar a SST através da monitorização dos riscos, da análise dos padrões de trabalho e do comportamento humano e, consequentemente, da detecção e prevenção de situações perigosas e acidentes. Por exemplo, os sistemas de IA podem monitorizar as posturas dos trabalhadores para identificar se estes correm o risco de desenvolver dores no pescoço e nas costas e outras perturbações músculo-esqueléticas.

No entanto, em resultado do ritmo de trabalho rápido frequentemente incentivado por estes sistemas, os trabalhadores podem sentir ansiedade e outros problemas psicossociais, particularmente evidentes nos centros de atendimento telefónico, onde os sistemas controlam a duração das chamadas, os intervalos entre elas e a frequência das pausas dos trabalhadores.

Além disso, a capacidade da IA para assumir tarefas até agora realizadas por gestores intermédios pode resultar numa perda de relação entre trabalhadores e gestores, o que comprovadamente aumenta o stress relacionado com o trabalho. Além disso, dado que os sistemas de gestão da IA precisam de recolher uma quantidade considerável de dados pessoais, pode haver riscos associados à privacidade dos dados e à vigilância excessiva, por exemplo, em relação à saúde ou às conversas pessoais de um trabalhador.

Abordar a questão numa perspetiva legislativa
A resolução dos riscos para a SST colocados pela IA exige uma abordagem global, em que a acção legislativa é o primeiro passo. Foram iniciados vários esforços regulamentares a nível nacional e a União Europeia também iniciou o seu processo legislativo a este respeito.

A Lei da IA da UE é um quadro jurídico de referência destinado a regulamentar a IA. Inclui a transparência algorítmica, salientando a importância de desenvolver sistemas de IA de forma a garantir a rastreabilidade e a clareza. Além disso, a directiva da UE recentemente aprovada sobre o trabalho em plataformas digitais visa aumentar a transparência dos algoritmos de gestão dos recursos humanos e garantir que os trabalhadores sejam adequadamente informados e tenham o direito de contestar as decisões automatizadas.

O que é que se segue?
No futuro, é fundamental reconhecer que as medidas legislativas, por si só, não serão capazes de criar um trabalho seguro e saudável na era digital, sendo essencial a colaboração entre empresas, trabalhadores, autoridades reguladoras e empresas de tecnologia. Juntos, devem abordar proactivamente os desafios de SST decorrentes desta tecnologia, a fim de aproveitar os muitos benefícios que ela pode trazer para o mundo do trabalho.

Os empregadores têm a responsabilidade de proteger os trabalhadores e de atenuar os riscos potenciais – e os criadores de tecnologia podem ser de grande ajuda. Os trabalhadores e os seus representantes devem ser activamente informados, consultados e envolvidos sempre que sejam introduzidos ou utilizados sistemas baseados em IA no seu local de trabalho. A adopção de uma abordagem “humana no comando” para aproveitar os pontos fortes das tecnologias digitais, garantindo simultaneamente a segurança e a saúde no trabalho, é crucial para colocar os seres humanos no centro da digitalização do local de trabalho.