A Security Magazine – Revista dos Profissionais de Segurança entregou, na passada semana, os seus Prémios de Segurança em Lisboa, nesta que foi a sua terceira edição.
Ao nível do melhor projecto de Segurança Electrónica foi vencedor o projecto “Modelo de Segurança CUF”, implementado na rede CUF, o qual contemplou um trabalho de diagnóstico, análise, definição e implementação de metodologias de gestão e controlo de segurança e protecção, tendo em vista a garantia da protecção de clientes e profissionais das unidades de saúde. Hoje a CUF conta com mais de 1200 câmaras, 2000 portas com controlo de acessos, 28000 credenciais de acesso, 170 intercomunicadores e mais de 20 sistemas de intrusão instalados. O prémio foi recebido por Alexandra Sousa que destacou a importância deste prémio e do investimento da empresa na segurança das suas pessoas, instalações e utilizadores das suas unidades.
Na categoria de Inovação em Segurança, a Sonae MC foi a vencedora desta edição, com o projecto iSafety – Sistema inteligente para a segurança e bem-estar ocupacional no sector do retalho. Este projeto centrou-se em dois grandes objectivos – a concepção de um modelo de previsão de situações de risco de ocorrência de acidentes de trabalho e o desenvolvimento de uma aplicação de apoio e suporte à equipa de ergonomia e segurança de trabalho da MC, na minimização e prevenção da ocorrência dos aci-
dentes de trabalho. O prémio foi recebido por Abel Pires, area coordinator – SST, e Diana Oliveira, HS Technician, da empresa. A empresa candidatou-se também na categoria de segurança no trabalho. Abel Pires destacou a importância deste reconhecimento, assim como dos investimentos que a Sonae MC tem vindo a fazer na área da segurança no trabalho, nomeadamente pela introdução de ferramentas tecnológicas e novos recursos que ajudam a empresa a prever acidentes e reduzir a sua ocorrência.
Na categoria de Cybersecurity Awareness foi distinguida a VisionWare. O prémio foi recebido por Vera Carrondo, Head of Brand Strategy and Corporate Affairs, e Diogo Alexandre Carapinha, Consultor da Equipa de Strategic Intelligence & Risk Analysis da VisionWare. “Este prémio vem revalidar e premiar o facto da VisionWare desempenhar um importante e activo papel no que toca ao crescente awareness em matérias de cibersegurança, ao mesmo tempo que, divulga a literacia digital nesta área através dos seus canais digitais, redes sociais, nos Media e também nos múltiplos eventos nos quais participa ao longo do ano, aliado ainda à sua área de formação, a VisionWare Academy”, destaca a VisionWare.
Na categoria de Segurança no Trabalho destacou-se o projecto do Instituto Nacional de Estatística, o qual no último ano realizou uma série de iniciativas na área de segurança no trabalho, nomeadamente webinars temáticos, aprovação e divulgação do código de boa conduta no combate ao assédio, projecto de informação sobre evacuação nas salas de reuniões e formações, entre outras. Entre as principais mais-valias alcançadas destaque para a redução do número de acidentes e a resposta eficaz em termos de comportamentos e atitudes aos procedimentos de segurança. O prémio foi recebido por Rui Correia, da Comissão de Segurança de Saúde no Trabalho, e Rui Pimenta, director do serviço de recursos humanos.
Na categoria de Melhor Equipa de Segurança Corporativa foi vencedor a candidatura conjunta da Worten com a PowerShield. O projecto desenvolvido pelas duas empresa transformou radicalmente a segurança do grupo. O prémio foi recebido por José Mota, director de operações da Worten, e Paulo Lima, CEO da PowerShield. José Mota destacou que a empresa tem procurado revolucionar a segurança no retalho, através da introdução de tecnologia e digitalização, assim como IA. Uma parceria de grande sucesso para ambas as empresas e que será para continuar.
Este ano, além das categoriais habituais, a Security Magazine decidiu atribuir dois certificados de reconhecimento à Câmara Municipal de Cascais e à Escola Profissional de Campanhã, pelas iniciativas desenvolvidas na área de segurança no trabalho e cibersegurança, respectivamente. António Tavares, da CM de Cascais, salientou a importância deste reconhecimento para a área de segurança do trabalho daquela entidade, assim como para todos os colaboradores que diariamente desenvolvem as suas actividades no terreno.
Foi também atribuída uma Menção Honrosa à Equipa do Sistema de Segurança Interna pela coordenação da operação de segurança e controlo estratégico da Jornada Mundial da Juventude em 2023. “Esta menção honrosa é um momento de celebração e testemunho do nosso trabalho, mas também da confiança que nos é depositada para coordenar eventos desta importância e relevância. Eventos desta magnitude exigem especiais medidas de segurança, mas também de reflexão. Cada operação de segurança traz lições valiosas e oportunidades de melhoria. Comprometemo-nos a continuar a evoluir, a aprender com cada experiência e a aprimorar as nossas estratégias para enfrentar os desafios futuros”, destaca o SSI.
Por fim, foi ainda atribuído, pela primeira vez, o Prémio Carreira a Silvestre Machado, actual director nacional de segurança do grupo Auchan Portugal. “Servir aos outros é a maior recompensa na actividade de segurança, mas o seu reconhecimento é verdadeiramente gratificante. Expresso a minha sincera gratidão, pela marcante homenagem da Security Magazine. Revejo neste prémio a paixão e dedicação de todos aqueles com quem tenho servido e que me estimulam a promover a excelência, a colaboração e a inovação. A minha carreira não terminou … vou continuar mais fortalecido e motivado, com paixão e compromisso pela actividade de segurança. Felicito também a Security Magazine pelo seu papel na promoção de boas práticas, na partilha do conhecimento e por criar pontes entre profissionais, empresas e clientes da segurança”, referiu.
Durante o evento, marcaram ainda presença Tânia Rodrigues, marketing and SGI director da EST, Tiago Roque, head of business development da Ethiack, Sandro Fernandes, SHEQ Engineer da Amarsul e Mónica Pereira, responsável de segurança e saúde no trabalho da Zagope, e Daniel Vultos, Smart Defence Community Manager da idD que receberam um certificado de participação. Esta edição contou ainda com a participação da Strong Charon, Motorline e Reisswolf.
Os Prémios de Segurança são uma iniciativa que visa reconhecer simbolicamente profissionais e boas iniciativas na área da segurança. A primeira edição dos Prémios de Segurança da Security Magazine arrancou no primeiro semestre de 2021. Ao longo das três edições já participaram cerca de 70 empresas e votaram cerca de 10.000 leitores.