Segurança do Euro 2024 está a ser trabalhada há cinco anos

Lazer e Desporto Notícias

O campeonato europeu de futebol está a decorrer na Alemanha, numa organização da UEFA. São 24 equipas a jogarem em 10 cidades anfitriãs em todo o país.

Durante duas janelas de venda em 2023, por exemplo, a UEFA recebeu mais de 50 milhões de pedidos de bilhetes e 146 000 candidaturas de voluntários. São esperados cerca de 2,7 milhões de adeptos a assistir aos jogos nos estádios durante o torneio, com mais 12 milhões em zonas designadas para os adeptos. Este é um dos campeonatos mais populares do mundo, logo depois do campeonato do mundo.

Com esse nível de atenção também surgem os riscos, nomeadamente de terrorismo, ciberataques, desastres naturais, entre outros. Os ministros federais e estaduais do Interior da Alemanha criaram um grupo de projecto nacional sobre o torneio em 2019 para coordenar a cooperação internacional, a partilha de informações policiais e o combate ao crime antes do torneio.

“Estamos muito entusiasmados por acolher o Campeonato Europeu de Futebol aqui na Alemanha. Este torneio é uma grande oportunidade para aproximar as pessoas – especialmente tendo em conta as actuais ameaças da agressão russa no estrangeiro e do extremismo no nosso país. Queremos mostrar que o desporto é sinónimo de respeito e de sentido de comunidade. Esta mensagem será sublinhada pelos mais de 16 000 voluntários”, destaca o Governo alemão.

“A segurança do Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha é a nossa principal prioridade. As nossas autoridades de segurança estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para proteger o torneio contra todas as ameaças possíveis. Estamos a concentrar-nos em tudo, desde o terrorismo islâmico aos hooligans e outros delinquentes violentos, passando pelos ataques informáticos e outras ameaças. Durante o torneio, a Polícia Federal efectuará controlos em todas as fronteiras da Alemanha e protegerá os nossos aeroportos e transportes ferroviários. Estamos muito vigilantes e bem preparados”.

Mais informações sobre segurança

As autoridades de segurança a nível federal e estatal, juntamente com a EURO 2024 GmbH como organizadora, os operadores dos estádios e as cidades anfitriãs, são responsáveis por garantir que o torneio decorra de forma segura e sem problemas. Garantir a segurança dos adeptos, das equipas nacionais, das pessoas na Alemanha e dos convidados internacionais tem a máxima prioridade.
As autoridades de segurança federais e estatais começaram a preparar as suas estratégias de segurança logo que a Alemanha foi escolhida para acolher o torneio. A situação de segurança em relação ao torneio é continuamente monitorizada e avaliada.

Os grandes eventos internacionais, como o UEFA EURO 2024, são acompanhados de numerosas ameaças potenciais. Estas incluem a criminalidade geral, como os carteiristas, bem como a criminalidade violenta, os ciberataques, a desinformação e as ameaças extremistas e terroristas. Para além de identificar os vários tipos de crimes, é também importante saber quais as tecnologias que podem ser utilizadas para os praticar (por exemplo, drones). Por esta razão, as autoridades de segurança a nível federal e estatal estão a concentrar-se numa vasta gama de áreas, actualizando continuamente as suas avaliações de ameaças e tomando medidas em conformidade.

Uma estratégia de segurança nacional descreve as medidas de segurança adoptadas pelo governo e pelos organizadores do torneio antes e durante o mesmo. Além disso, as autoridades de segurança estão a trabalhar em estreita colaboração com os países vizinhos da Alemanha, com os países participantes no torneio e com eventuais países de trânsito. Durante o torneio, cerca de 580 polícias de outros países estarão também a trabalhar na Alemanha, no âmbito do Centro Internacional de Cooperação Policial (ver infra), em patrulhas conjuntas nas cidades anfitriãs e com a Polícia Federal na sua área de responsabilidade, em especial no policiamento ferroviário. Além disso, será temporariamente reintroduzido o controlo fronteiriço em todas as fronteiras da Alemanha durante o torneio, em especial para detectar delinquentes violentos e impedi-los de entrar no país.

O Centro Internacional de Cooperação Policial (IPCC) em Neuss (Renânia do Norte-Vestefália) é o centro dos esforços de segurança nacionais e internacionais. No IPCC, os contactos federais, estatais e internacionais asseguram a partilha de informações. Além disso, coordenam o destacamento de agentes policiais de toda a Europa e avaliam as informações de segurança relevantes para o torneio.

Já em 2019, a conferência permanente dos ministros federais e estaduais do Interior da Alemanha criou um grupo de projecto nacional para o Campeonato Europeu de Futebol de 2024, liderado pelo estado federal da Renânia do Norte-Vestefália. Este grupo de projecto ocupa-se da cooperação internacional, da partilha de informações policiais para o torneio (relatório de situação nacional) e do combate à criminalidade. Além disso, organiza e coordena a comunicação permanente entre as forças policiais das cidades anfitriãs.

Para além da polícia, estarão também presentes milhares de trabalhadores de salvamento e de emergência. Estão a preparar-se para uma variedade de cenários, tais como ondas de calor, chuvas torrenciais e outros fenómenos meteorológicos, bem como para operações conjuntas em caso de todas as emergências de grande escala concebíveis. A nível federal, tanto o Serviço Federal de Protecção Civil e Assistência a Catástrofes (BBK) como a Agência Federal de Assistência Técnica (THW) são parceiros fiáveis para a resposta a emergências policiais e não policiais durante o EURO 2024.