ANA Aeroportos realizou simulacro

Notícias

A ANA – Aeroportos de Portugal realizou, no início do mês, um simulacro no aeroporto de Lisboa. O exercício seguiu as recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação no que concerne à realização de exercícios, nomeadamente na coordenação com os meios externos e internos envolvidos nas operações de socorro e resposta à emergência.

O exercício de emergência à escala total simulou o despiste de uma aeronave decorreu na madrugada de 5 de Julho no perímetro aeroportuário. Durante o exercício, organizado pela ANA e INEM, foram accionados os meios de socorro previstos no plano de emergência daquele aeroporto, com movimentação de veículos de emergência.

Entre os dados do exercício, as 100 pessoas a bordo da aeronave, oito morreram, 36 ficaram feridas com gravidade e 39 com ferimentos ligeiros. Em ambiente de simulação, foram encaminhados 10 doentes pré-triados para o ULS de São José pelo INEM, incluindo politraumatizados graves e queimados. Nesta unidade de saúde, o simulacro contou com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar na urgência geral, bloco operatório, cuidados intensivos, unidade de queimados, serviço de imunohemoterapia e equipa de segurança. Além da Urgência Geral Polivalente do Hospital São José, também participou no simulacro o Serviço de Urgência do Hospital Santa Maria