Festival Eurovisão da Canção contou com videovigilância da Axis

Notícias Videovigilância

No início de Maio, a 68ª edição do Festival Eurovisão da Canção (ESC) teve lugar na Arena de Malmö, na Suécia. Os sistemas de vigilância por vídeo da Axis foram instalados em todo o evento para dar suporte à segurança.

Quando Malmö foi novamente escolhida como local para o ESC 2024, Peter Narbe, Diretor de Segurança do evento e do grupo de projeto da Malmö Arena, contactou a equipa da Axis para procurar apoio na implementação de uma solução de videovigilância de última geração para o evento, abrangendo as áreas internas e externas da arena.

Comentando o projecto ESC, Peter Narbe afirma: “A nossa equipa de segurança no Malmö Arena está familiarizada com a utilização de soluções Axis, tendo colaborado anteriormente. Sabíamos o que esperar – uma relação de colaboração e uma solução de segurança de alta qualidade – e fazia sentido trabalhar com a equipa da Axis mais uma vez para o ESC 2024.”

Ted Hartzell, Engenheiro Especialista da Axis, observa que isto representou uma oportunidade de aprendizagem para a equipa da Axis. “Não só conseguimos testar novos produtos e soluções, como também recolher dados que podem ajudar a otimizar os nossos produtos existentes e no desenvolvimento de novos produtos”, afirma.

A equipa de segurança da Malmö Arena necessitava de tecnologia de videovigilância adicional e robusta durante o ESC, uma vez que a videovigilância existente no local era apenas interior. Como explica Hartzell, “as áreas exteriores são públicas e, por isso, a vigilância não é permitida”. No entanto, para efeitos do evento, uma área significativa fora da arena foi isolada com vedações, pelo que a área necessária para a vigilância se estendeu para além da própria arena. “A vedação tornou efectivamente esta área privada durante o evento e permitiu-nos instalar uma nova solução temporária de videovigilância no exterior, que foi retirada após o evento.”

A principal solução de segurança baseada em eventos foi projectada usando o AXIS Site Designer. Utilizou mais de 40 câmaras Axis (panorâmicas, multi-sensor, térmicas e pan-tilt-zoom (PTZ)) que cobriam as áreas internas e – predominantemente – externas da arena. A protecção do perímetro foi uma prioridade central, particularmente em áreas como os geradores de energia de reserva. As câmaras térmicas e o AXIS Perimeter Defender foram utilizados para apoiar este objectivo, garantindo a segurança do perímetro. O reconhecimento de placas de veículos foi usado para notificar os guardas quando os veículos chegavam, e a análise Smart Search estava disponível através da implementação da versão mais recente do AXIS Camera Station (ACS).

Foram instaladas câmaras de segurança em vários locais dentro do espaço da arena, utilizadas para monitorização, mas também para treinar modelos de IA. Com cerca de 9.000 pessoas a assistir a cada espetáculo no ESC e nove espectáculos diferentes a decorrer, houve uma escala real que proporcionou um novo campo de testes para análises, como a contagem de pessoas e de cabeças numa dinâmica de multidão. Não só isso, mas a natureza deste evento em particular significava que havia também uma verdadeira variedade de vestuário, equipamento, veículos, bem como condições de luz variáveis. Tudo isto é essencial para testar a precisão da análise em condições difíceis.