De 18 a 20 de Junho, o Convento de São Francisco, em Coimbra vai receber a 10.ª edição da conferência C-Days, uma iniciativa do Centro Nacional de Cibersegurança, dedicada ao tema +Prevenção, que reúne oradores de diferentes áreas (decisores, profissionais, académicos, estudantes e comunidade em geral), para discutir e promover a reflexão nos domínios da sociedade, economia, políticas públicas, ética e direito, riscos e conflitos, bem como inovação e tecnologias futuras, aplicados ao ciberespaço.
A C-DAYS é um evento de referência nacional na área da cibersegurança, cujo principal objectivo é promover um espaço de discussão e reflexão das grandes temáticas que dizem respeito, directa ou indirectamente, à segurança do ciberespaço, numa perspectiva estratégica, operacional e técnica.
A 10.º edição da conferência C-DAYS, dedicada ao tema +Prevenção, volta a ser o ponto de encontro da comunidade da área da cibersegurança, em Portugal, que procura proporcionar o ambiente ideal para a partilha de conhecimento, ideias e práticas de cibersegurança.
A C-Days 2024 conta com cerca de 115 oradores, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento e sectores da sociedade. Do programa fazem parte keynotes, painéis de debate, workshops de cibersegurança, ministrados por especialistas, direccionados a diferentes públicos e apresentações seleccionadas no âmbito da call for presentations.
Adicionalmente, a Conferência C-DAYS 2024 vai promover uma maior consciencialização dos jovens para a cibersegurança, através da realização de Oficinas Temáticas do Centro Internet Segura. Paralelamente vão realizar-se dezenas de reuniões com as diferentes comunidades de cibersegurança.
Na 10.ª edição da C-Days irá ter, entre várias iniciativas, a Startup Village, dinamizada The Rock, um espaço situado no Piso 1 do Convento de São Francisco, que visa contribuir para o dinamismo do ecossistema do empreendedorismo português de cibersegurança. Nesta área dedicada às start ups vão realizar-se Speed Meetings, encontros rápidos (15 min. de duração) entre as com potenciais clientes, parceiros e investidores.
As anteriores edições da C-Days têm contribuído para a afirmação e solidificação das comunidades de
cibersegurança e da sua relação com a sociedade e o tecido económico, sendo actualmente reconhecida pela abrangência dos temas que aborda e pela qualidade dos seus oradores, traduzindo-se numa presença anual que ronda entre 800 e os mais de 1000 participantes, com origem em diversos sectores e organizações e instituições, públicas e privadas, incluindo profissionais de IT, gestores, académicos e comunidade estudantil. Este reconhecimento levou, a partir de 2022, ao surgimento de edições anuais da C-DAYS, em parceria com os Governos Regionais dos Açores e da Madeira.
Ver programa aqui e a participação é gratuita mediante inscrição. A Security Magazine junta-se a esta edição do CDays como media partner