A conferência “Um dia em Segurança”, evento anual organizado pela Cedros, ET, P2i, Siemens e Sinalux, decorreu na passada semana no Algarve. Durante dois dias cerca de 80 profissionais debateram alguns dos principais temas e preocupações relacionadas com as áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, Equipamentos de Protecção Individual e Segurança Contra Incêndios em Edifícios. A Security Magazine assistiu ao evento ao longo dos dois dias e falou com Carla Romão, porta-voz da conferência e CEO da Sinalux.
Depois da realização da última edição, também no Algarve, ficar marcada pelo início da pandemia, a organização da conferência “Um Dia em Segurança”, decidiu regressar ao Sul do país este ano. Carla Romão destaca que este é um evento com “mais de uma dezena de anos” e que surgiu através da combinação da vontade de várias empresas e profissionais, abarcando uma diversidade de temáticas. A organização procura juntar num mesmo espaço oradores de renome e moderadores locais e “criar uma diversidade de temas que sejam, obviamente, actuais, façam sentido e que, no fundo, estejam ligados à actividade de cada empresa e o que os organizadores possam ofertar nessas temáticas em concreto”, explica.
Este é um evento itinerante que, além de Lisboa, Porto e Algarve, também já se aventurou por Malta. No próximo ano, Carla Romão avança que Coimbra irá acolher o evento. Em termos de parceiros, além da Cedros, ET, P2i e Sinalux, este ano juntou-se à iniciativa a Siemens. “Todas as empresas actuam em áreas específicas, mas, no fundo, todas acabam por se complementar e cruzar”.
A edição deste ano contou com cerca de 80 participantes ao longo dos dois dias. Para Carla Romão este número mostra que “as temáticas fazem sentido” e o resultado é “muito bom”.
Primeiros dia
O evento arrancou com a sessão sobre “Custos de prevenção vs custos da reacção: decisões na SST”, tendo contado com a apresentação de Luís Coelho, director-geral da Cedros, sobre “Investimentos em Segurança e a sua Sustentabilidade”, seguida pela sessão sobre “As vantagens do investimento na prevenção”, com Fátima Fragoso, Sub Directora da ACT. A “Prevenção do stress nas organizações: medidas que podem ser implementadas” foi o tema abordado por Sandra Castanheira, Key Account Manager da CEDROS. Hélder Simões, Professor Adjunto da ESTeSC, abordou o tema “Soft Skills na Gestão Preventiva dos Riscos Psicossociais no Trabalho”.
Durante a tarde do primeiro dia teve lugar o painel sobre “O investimento em SST e em EPI: Como garantir o melhor retorno?”, moderado por Tiago Eiras, da ET. A primeira palestra ficou a cargo de Mário Torres, Chief Operating Officer da ET, com o tema “O Investimento em EPI ao longo das décadas: A experiência de uma empresa com história”. José Manuel Zica, Engenheiro responsável pela SHST da Águas do Algarve, apresentou o tema “Medidas em SST para Trabalho Solitário: reconhecimento do retorno psicossocial”. Por fim, João Nunes, Coordenador da Unidade de Segurança Ambiental da ET, abordou o tema “Medidas em SST um Investimento com Retorno: casos práticos”.
Segundo dia
Já no segundo dia, o primeiro painel “Sustentabilidade – desafio e impacto das novas tecnologias na gestão dos riscos na segurança de pessoas e bens”, moderado por José Pedro Lopes, da Direcção da Escola Nacional de Bombeiros, contou com a sessão apresentada por Paula Carvalho, Directora Técnica da P2i, com o tema sobre “Soluções de extinção de incêndios em hotelaria, comerciais e gares de transporte – UT VII e UT VIII”. A segunda conferência da manhã, apresentada por Coronel Francisco Rodrigues, Consultor e Director de Segurança do Grupo Bel, teve como temática “O director de segurança e a sustentabilidade: a sua relação”. Thomas Zermin da Siemens, falou sobre “Digitalização – contributo para a protecção contra incêndios”.
Ainda durante a manhã, Dirceu Santos, Electrical Engineer na Action Modulers, apresentou o tema “Baterias de iões de lítio e sistemas fotovoltaicos – Como estão a alterar o perfil de risco dos nossos edifícios”. A segunda conferência internacional esteve a cargo de Yan Jinling, Sales Director da Zhongtong Bus Holding Co., com a temática “Transportes Urbanos Eléctricos – desafios de segurança nos veículos Zhontong”. A encerrar o painel da manhã, Miguel Fragoso, Administrador da EVA Transportes, focou-se no tema “Os desafios e a experiência dos Transportes EVA na exploração de veículos eléctricos em transportes urbanos”.
“Uma nova cultura de segurança: a importância da formação, medidas de autoprotecção e projecto”, moderado por Sérgio Rocha da SIEMENS, foi o segundo painel da tarde. Vilarim Reis, Sócio Gerente da Engivillart, abordou o tema “Medidas de Autoprotecção – formação e simulacros”. A segunda conferência da tarde foi dedicada à temática “Gestão da Segurança Contra Incêndios do Projecto à Exploração”, com Ricardo Patela, Responsável de Segurança Contra Incêndios e Planeamento de Emergência do Aeroporto de Lisboa. Já Leandro Martins, Director Adjunto da Sonae Sierra Algarve Shopping falou sobre os desafios da segurança num shopping. A terminar o dia, João Janeiro, Gestor de Mercado da Sinalux, falou sobre o “Masterlux – Inovação em Iluminação de Segurança Sinalizada”.
Na próxima edição especial da Security Magazine, veja a reportagem completa. Subscreva a newsletter.