Em Portugal, a Mercan Properties conta com nove anos de inovação e experiência, destacando-se no investimento e desenvolvimento no sector hoteleiro, focada na gestão de propriedades turísticas. Actualmente, tem um portfólio de 31 projectos no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante, Évora, Beja, Santiago do Cacém, Algarve e Madeira com a chancela de reconhecidas marcas internacionais como Hilton, Marriott, IHG, Wyndham e Hard Rock.
“Seguindo o modelo de gestão da Mercan Properties onde é necessário externalizar algumas componentes técnicas, nomeadamente das áreas TIC, como a consultoria em projecto e a supervisão da execução, nas suas unidades hoteleiras, a Decunify tem um papel fundamental, pois garante todo o apoio aos gabinetes de projecto, bem como à fiscalização de obra, no sentido de garantir que tudo é executado conforme o previsto”, aponta a empresa no seu site.
Paulo Ferreira, CSO da Decunify, salienta, no site da empresa, que “todos os projectos implementados exigiram uma cuidadosa planificação e execução, respeitando os timings de construção ou durante períodos de baixa ocupação.” Os desafios que surgiram foram superados com a colaboração estreita entre a nossa equipa técnica e a Mercan Properties tendo sempre como principal objectivo a busca constante pela inovação e satisfação dos hóspedes.
Marco Correia, CIO da Mercan Properties lembra que, nos dias de hoje, a tecnologia é uma componente extremamente importante na experiência hoteleira. Sublinha ainda que “se menosprezarmos o lado da experiência digital do hóspede, estamos a comprometer a experiência global desse próprio hóspede”.
A Decunify implementa e integra as suas componentes IT de telecomunicações e segurança, que servem de pilar às inúmeras entidades terceiras que cada hotel necessita. Como refere Marco Correia, CIO da Mercan Properties, “a Decunify entra nos projectos numa fase muito inicial, em coordenação com a equipa de IT da Mercan Properties, para desenvolvem o planeamento ITED, desde os passivos, networking, centrais telefónicas, sistemas de TV e microinformática. Fazem o planeamento de toda a infraestrutura tecnológica”.
Para tal, a Decunify recorre a estreitas parcerias com fabricantes de renome, tal como a Aruba/HPE na LAN e WLAN, a Paloalto na segurança lógica e a Nonius no Voip, IPTV e Cast. Marco Correia, destaca a relação da Decunify com os fabricantes, referindo que esta não só facilita a tecnologia, implementa a tecnologia, escala os problemas, assim como abre um canal para o fabricante. Conclui que “não há qualquer ofuscação da experiência como cliente”.
Nos últimos cinco anos, a Decunify teve o privilégio de implementar soluções tecnológicas avançadas em mais de 10 hotéis da Mercan Properties, contribuindo para o sucesso operacional destas instalações hoteleiras. Marco Correia, da Mercan Properties, destaca a Decunify como “o mais importante parceiro estratégico nas áreas das tecnologias” e refere que “está presente em todas as fases” dos projectos.
Como exemplos de projectos destacam-se o Hotel Casa da Companhia, Vignette Collection, Fontinha Porto, Trademark Collection by Wyndham, Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e mais recentemente o Renaissance Porto Lapa Hotel. Em Matosinhos, o Four Points by Sheraton Matosinhos, em Amarante, a Casa das Lérias e Hilton Garden Inn Évora.
Paulo Ferreira, CSO da Decunify, refere que a empresa está em preparação e planeamento das futuras implementações nos hotéis em construção, como é o caso do Holiday Inn Express Porto-Boavista. “Desde o início do processo de construção, estamos envolvidos nas discussões e colaborações com as equipas de arquitectura e engenharia para garantir que as infra-estruturas tecnológicas estão devidamente integradas”.