A Securitas está a comemorar o seu 90º aniversário. Fundada em Helsingborg, Suécia, em 1934, por Erik Philip-Sörensen, a Securitas evoluiu de uma operação tradicional de vigilantes nocturnos para uma empresa global em soluções de segurança.
Em meados da década de 1940, a começou a integrar tecnologia nas soluções para clientes, crescendo rapidamente após a Segunda Guerra Mundial. A empresa avança que foi pioneira no controlo automático de acessos e marcou a história ao lançar o primeiro ATM online do mundo, em 1968.
Em 1958, o fundador Erik Philip-Sörensen teve a visão de estabelecer os valores da Securitas: Integridade, Vigilância e Serviço, documentando-os no livro “Código de Conduta para Vigilantes”, para proteger a profissão e garantir a sua integridade.
Na década de 1980, a liderança do antigo CEO Melker Schörling apostou na simplificação, no foco no cliente e na expansão internacional, impulsionando o crescimento da Securitas em toda a Europa, EUA e outros mercados através de aquisições estratégicas.
“Viver o nosso propósito, de ajudar a tornar o mundo um lugar mais seguro, tem um impacto positivo profundo não só nos nossos clientes, mas também no mundo em geral”, afirma o Presidente e CEO da Securitas, Magnus Ahlqvist. “Os líderes que incorporaram os nossos valores intemporais moldaram a nossa cultura e mantiveram o compromisso com a excelência. Com o nosso foco na melhoria contínua e na inovação, estamos numa posição privilegiada para responder às necessidades, em evolução, dos nossos clientes e ao panorama de segurança no todo.”
À Security Magazine, Marlene Pequenão, Corporate Communications Manager, adianta que “os primeiros anos da Securitas foram tão marcantes quanto desafiantes, no sentido em que fomos os pioneiros no sector da segurança privada, em Portugal”. Como aponta, “uma clara evidência da confiança e visão do Grupo Securitas, sedeado na Suécia, que escolheu Portugal como um dos primeiros países para a sua internacionalização. Desde então, temo-nos destacado pelos nossos elevados padrões de ética, pela oferta de soluções de segurança integradas, consolidando-nos, desde a primeira hora, como uma referência no sector”.
Como refere, “os aspectos mais relevantes na trajetória da Securitas, em Portugal, estão intimamente relacionados com aqueles que são os nossos valores: Integridade, Vigilância e Serviço. Por um lado, o escrupuloso cumprimento da legislação em vigor e o nosso crescimento sustentado, marcado por várias aquisições, que permitiram fortalecer a nossa organização e expandir a nossa presença no mercado. Por outro, a aposta contínua na inovação e no desenvolvimento das nossas pessoas, bem como, a certificação das nossas operações em âmbitos variados – cruciais no garante da qualidade e resiliência do nosso negócio”. Neste sentido, “este compromisso com a excelência permitiu-nos, de forma consistente, oferecer serviços de alta qualidade, mantendo a confiança dos nossos parceiros”.
A responsável destaque a a Securitas foi pioneira há 58 anos no mercado português quando iniciou a sua actividade. “Acreditamos que esse espírito de pioneirismo tem pautado a nossa jornada”. Como refere, “são inquestionáveis a importância e o contributo do sector da segurança privada para a sociedade e a Securitas, desde a sua génese, está empenhada em liderar pelo exemplo. Começando pela ética e transparência do negócio, pela aposta contínua no conhecimento e na inovação, por uma abordagem centrada nas pessoas e pelo profundo compromisso com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes”.