A STILL Portugal apresentou, no passado dia 17 de Maio, as novidades para intralogística nas suas instalações, em Rio de Mouro, Sintra. Entre as mais recentes novidades estiveram em destaque as gamas X-Line e C-Line, num espaço dividido em três estações distintas – automatização, energia e segurança.
Ao nível do porta-paletes EXH 6, lançado no último ano, destacam-se em termos de segurança a utilização de um braço de direcção mais comprido, permitindo um maior afastamento do operador relativamente à máquina. Além disso, conta com um sistema de protecção de pés, evitando ferimentos ao nível dos membros inferiores durante operações a pé.
No caso do modelo EXH SF 20, também apresentado, destacam-se os braços de segurança laterais que garantem a segurança do operador, fornecendo maiores condições de ergonomia. Além disso, os responsáveis da Still destacaram a maior visibilidade e manobralidade do equipamento.
De uma forma transversal, a Still destacou as melhorias do ponto de vista ergonómico em todos os seus equipamentos, nomeadamente através da utilização de braços mais compridos e estabilidade das plataformas e cabines flutuantes, o que se reflecte num aumento da produtividade na operação, reduzindo lesões músculo-esqueléticas.
Como destacaram os responsáveis da empresa, todos queremos chegar a casa, após um dia de trabalho, sãos e salvos, sem registo de acidentes, até porque, uma baixa de um colaborador tem fortes impactos, quer do ponto de vista humano, quer do ponto de vista económico.
Entre os restantes dispositivos de segurança, os responsáveis da Still salientaram os sistemas activos que ajudam os operadores a não sofrerem acidentes. Destes destacam-se os sistemas de assistência à condução, os sistemas de luzes perimetrais, a safety light útil para cruzamentos com outros veículos, assim como o sistema de detecção de pessoas e objectos, com utilização de um sistema de campo electromagnético, e as câmaras traseiras que detectam pessoas.
Já em termos dos sistemas de segurança passivos, a empresa destacou o cinto de segurança, o qual pode reduzir significativamente o número de acidentes mortais, nomeadamente em caso de queda da máquina.