Um sistema de detecção de incêndios da Bosch foi integrado na fábrica de pneus Continental Tires Timisora, na Roménia, proporcionando uma solução escalável para futuras expansões, apoio à integração de sistemas e redução do tempo de resposta a alertas.
Nos seus 25 anos de actividade, esta empresa fabricou e forneceu 300 milhões de pneus aos seus clientes em todo o mundo. A empresa produz uma vasta gama de produtos de acordo com as necessidades do mercado, incluindo pneus de Ultra Alto Desempenho (UHP), para carros eléctricos e veículos comerciais ligeiros.
A detecção de incêndios numa instalação desta dimensão tem de ser de um padrão consistentemente excepcional para manter todos os funcionários em segurança e proteger o equipamento valioso, os grandes volumes de recursos e os produtos acabados armazenados.
As instalações industriais deste tipo apresentam riscos de incêndio devido aos materiais manuseados e processados, às numerosas fontes de energia e ao calor gerado pelo funcionamento contínuo das máquinas.
É por esta razão que a directora da ESH, Nadia Ciuhat, e a sua equipa responsável pela detecção de incêndios na fábrica da Continental em Timisoara, procuravam uma solução altamente fiável que, à medida que os espaços de produção se expandiam, pudesse ser adaptada em conformidade para proporcionar o mesmo nível de cobertura e fiabilidade em todo o lado.
Continental Tires TimisoraA compatibilidade entre todos os componentes de deteção, alarme e resposta de emergência de um sistema de deteção de incêndios era imperativa para garantir uma monitorização eficaz de todo o local.
“O nosso principal desafio girava em torno da necessidade de uma solução de detecção de incêndios que pudesse ser aplicada às dimensões especificadas e adaptável às frequentes expansões da fábrica”, explica Marius Girbaci, coordenador de prevenção de incêndios da Continental Tires Timisoara.
A directora da ESH e a sua equipa estudaram várias soluções e falaram com integradores de sistemas e parceiros da Bosch Loznianu Bogdan, da Elkotech, com sede em Bucareste, e com Raoul Florea, Diretor Geral da Atlantis Security em Timisoara.
Estas discussões levaram a uma consulta com o representante de vendas local da Bosch, Alex Jan, que recorreu a Iliya Dochev, Consultor de Soluções Regionais da Bosch Security and Safety Systems, que definiu as tecnologias que poderiam responder à dimensão das instalações da Continental e ao crescimento futuro do centro.
“A solução que ajudou a satisfazer as necessidades do nosso cliente foi o Building Integration System (Bis), que permite controlar, integrar e gerir o sistema de alarme de incêndio, juntamente com outros sistemas, utilizando uma única plataforma”.