Os desenvolvimentos rumo à sustentabilidade — como a promoção de uma economia circular ou a contratação sustentável — podem ter um impacto directo na segurança e saúde no trabalho (SST).
Para garantir condições de trabalho seguras e saudáveis durante a transição ecológica da Europa até 2040, é essencial integrar bem as considerações no domínio da SST em iniciativas de sustentabilidade para todas as áreas políticas relevantes.
A necessidade de sustentabilidade está a reformular as operações das empresas, especialmente no âmbito das cadeias de abastecimento. A EU-OSHA explora, num novo documento (em inglês), a forma como a segurança e a saúde no trabalho (SST) nas cadeias de abastecimento podem ser avaliadas e melhoradas utilizando quadros de avaliação da sustentabilidade.
O documento analisa os factores que têm impacto na SST nas cadeias de abastecimento e o potencial das ferramentas e métodos utilizados para avaliar o desempenho da sustentabilidade e o desempenho da SST. As recomendações para os decisores políticos, as empresas compradoras, as iniciativas sectoriais e os clientes/utilizadores finais sublinham a necessidade de harmonizar os critérios de SST no âmbito dos quadros de avaliação da sustentabilidade.