As eleições dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) para o triénio 2024-2026 estão previstas para o dia 18 de Abril às 11h30. A assembleia eleitoral decorre simultaneamente na sede em Sacavém, na APSEI Norte (Candal Park) e por meios telemáticos. Nas eleições deste ano candidatam-se duas listas, A e B, formadas por renomados profissionais do sector.
Nesta data serão escolhidos os representantes dos associados para os cargos a ocupar na Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção.
No seu manifesto de intenção de candidatura, a lista A salienta que “sustentabilidade é a palavra de ordem”, sendo, diz “chegada a altura de nos focarmos seriamente no futuro sustentável da nossa associação”.
Segundo o manifesto, “nestes últimos tempos tem-se notado um afastamento preocupante dos seus associados da vida associativa, acompanhado de uma estagnação no seu crescimento”. A lista A propõe-se a promover a evolução continua da competência técnica e negocial do sector, que permita à APSEI ter um posicionamento activo perante as várias autoridades legislativas e normativas e sociedade em geral.
A lista A destaca no seu manifesto ter o associado como foco principal, sabendo interpretar as suas necessidades e pro-activamente criando novos desafios; ter competência própria, de gestão e técnica, para responder a essas necessidades; ter uma oferta formativa que promova a excelência e inovação e empregar o seu estatuto institucional para planear, difundir e participar em actividades e eventos de média, que contribuam para a proliferação da cultura de segurança na sociedade portuguesa, assim como identificar, planear e elaborar um plano de actividades e investimentos com objectivos bem definidos e estruturantes.
Já a lista B destaca “o elevado sentido de responsabilidade” com que apresenta esta lista e reconhece as “inestimáveis qualidades de cada membro que a compõe”. “A determinação e entusiasmo de toda esta equipa em aceitar este desafio reflecte não apenas um compromisso, mas uma verdadeira dedicação à causa que todos partilhamos neste sector vital da nossa sociedade”.
Esta assume-se como uma nova geração que traz consigo “uma visão transformadora”, pronta para “contribuir para o futuro da APSEI, mantendo sempre a transparência”. É também, refere, “com grande optimismo que apresentamos um crescente número de mulheres, profissionais de grande qualidade que muito terão a contribuir para a vida da nossa associação”.
Parta a lista B este é um momento crucial para o futuro da APSEI. “Apresentamos um caminho marcado pela inovação, e não preso ao passado, apresentando um programa que promete não apenas revitalizar a nossa associação, mas também reimaginar o seu papel e impacto no sector em Portugal”.
Lista A – Composição
DIREÇÃO
PRESIDENTE: Paula Carvalho (P2i – Sistemas de Protecção Contra Incêndios)
VICE-PRESIDENTE: Carla Romão (Ertecna Lda)
VICE-PRESIDENTE: Ilídio Pinto (NSC Soluções de Segurança)
DIRECTOR EFETIVO: Cláudia Dias
DIRECTOR SUPLENTE: Rui Gramunha (Siemens S.A.)
DIRECTOR SUPLENTE: Ricardo Rodrigues (France Air Portugal)
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE: José Garçoa da Silva (ExtinRisco)
VICE-PRESIDENTE: Nuno Bonito
SECRETÁRIO: Manuel Telo da Fonseca (Spark Off, Unip, Lda.)
SUPLENTE: Pedro Cândido (Salto Systems S.L. Sucursal)
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE: Ricardo Costa (Grupo Bernardo da Costa)
VOGAL EFECTIVO: Joaquim dos Santos (SADIntegra – Sistemas de Segurança, Lda.)
VOGAL EFECTIVO: José Luís Paradela (IMATRIX – Sistemas de Segurança)
SUPLENTE: Sónia Bastos (Totalsafe, Lda.)
Lista B – Composição
DIREÇÃO:
PRESIDENTE: Filipe Borges (Instaltech)
VICE- PRESIDENTE: Paulino Ângelo Ferreira (Longo Plano)
VICE-PRESIDENTE: Norberto Barroca (Bosch)
DIRECTOR EFECTIVO: Nuno Ferreira (Casmar)
DIRECTORA SUPLENTE: Susan Cabeceiras (Konceptness)
DIRECTOR SUPLENTE: Ricardo Castro (RCOE)
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:
PRESIDENTE: Carlos Dias (EET)
VICE-PRESIDENTE: Jorge Garção (Securitas)
SECRETÁRIO: Rogério Diogo (Cubos & Traços)
SUPLENTES:Sandra Gonçalves (Outcome)
CONSELHO FISCAL:
PRESIDENTE: António Jesus (Thales)
VOGAL EFECTIVO: Pedro Vidigal (Contera)
VOGAL EFECTIVO: Célia Honrado (ATM)
VOGAL SUPLENTE: José Carlos Francisco (2045)
A APSEI, constituída em 2005, representa as empresas e profissionais de segurança contra incêndio, segurança electrónica , segurança e saúde no trabalho, e segurança no transporte de mercadorias perigosas. Assume-se como a maior comunidade técnica de segurança e acolhe empresas e profissionais individuais de toda a cadeia de valor da segurança, desde o projecto de segurança até à exploração e gestão da segurança.