A Aruba Networks está no mercado desde 2002, tendo sido adquirida pela HPE, em 2015. Com uma forte aposta nas soluções de mobilidade e acesso WiFi e soluções de segurança e gestão de rede baseadas na cloud, a empresa é há 18 anos líder no Quadrante Mágico da Gartner. Sónia Casaca, country manager da HPE Aruba Networking, fala à SECURITY MAGAZINE, sobre a recente aquisição da Juniper Networks e da Axis Security, assim como das principais oportunidades para os parceiros.
Security magazine – Conte-nos um pouco da história da HPE Aruba em Portugal? Quais os principais marcos que destacaria ao longo deste percurso?
Sónia Casaca – A Aruba Networks nasceu em 2002 e rapidamente assumiu uma posição de destaque no mercado. Há 18 anos que somos líderes no Quadrante Mágico da Gartner. Em 2015, a Hewlett Packard Enterprise adquiriu o negócio da Aruba, com o objectivo de fortalecer a posição da HPE no mercado de redes empresariais, especialmente em áreas como redes WiFi, gestão de redes e segurança. Após a aquisição, a HPE optou por manter a marca Aruba e continuou a comercializar produtos sob o nome Aruba Networks, dada a reputação e presença estabelecida da Aruba no mercado de redes, especialmente em segmentos como Wi-Fi empresarial, switches e soluções de segurança de rede.
As soluções e tecnologias da Aruba foram integradas na sua oferta de produtos e serviços de rede, o que incluiu hardware, software e serviços para fornecer soluções abrangentes de rede empresarial.Somos conhecidos pelas soluções de mobilidade e acesso WiFi, bem como pelas soluções de segurança e de gestão de rede baseadas na cloud. A HPE capitalizou essas capacidades, reforçando a sua oferta de soluções de mobilidade e cloud para clientes empresariais.
A HPE e a Aruba continuaram a cultivar parcerias estratégicas com outras empresas de tecnologia e a expandir seu ecossistema de soluções. Isto inclui parcerias com fornecedores de software, fornecedores de serviços de cloud e integradores de sistemas para oferecer soluções completas aos clientes. Esta relação demonstra como a aquisição não apenas expandiu o portfólio de produtos e serviços da HPE, como também fortaleceu a sua posição no mercado das redes empresariais, especialmente em áreas-chave como mobilidade, segurança e cloud.
Relativamente a Portugal, destacaria como principais marcos ao longo deste percurso a expansão da nossa presença, a consolidação de parcerias estratégicas e o reconhecimento da qualidade das nossas soluções por parte dos clientes.
Recentemente a HPE anunciou a aquisição da Juniper Networks e da Axis Security. Como é que estas operações se encaixam na estratégia da empresa?
A aquisição da Juniper veio reforçar a posição da HPE no mercado das redes e permite oferecer soluções seguras, unificadas, baseadas na cloud e na IA, para ligar, proteger e analisar os dados das empresas desde a periferia da rede até à cloud. A Juniper oferece soluções de rede, software e serviços na cloud, que ajudam as organizações a aceder de forma segura e eficiente a infra-estruturas críticas na cloud para estratégias digitais e de IA.
A combinação com a HPE Aruba Networking veio criar um líder do sector que acelera a inovação para redes modernizadas optimizadas para cloud híbrida e IA. Esta vai ser, claramente, uma grande novidade que vai trazer um empowerment à HPE e uma posição única no mercado. Por seu turno, a aquisição do fornecedor de serviços de segurança na cloud Axis Security permite-nos passar a ter uma oferta unificada de serviços de acesso seguro (SASE).
O objectivo da aquisição é incorporar a plataforma SSE (Security Service Edge) da Axis nas capacidades de segurança de rede edge-to-cloud da HPE Aruba, para fornecer soluções integradas de rede e segurança como serviço. A convergência das soluções Aruba e Axis Security transformará a conectividade edge-to-cloud com uma solução SASE abrangente que fornece às empresas os mais altos níveis de segurança para dispositivos IoT e acesso de todos os utilizadores em locais geograficamente distribuídos.
Na sua perspectiva, onde estão as grandes áreas de oportunidade para os parceiros da HPE Aruba?
As grandes áreas de oportunidade residem na forte procura por soluções de rede seguras, ágeis e preparadas para o futuro. Com a aceleração da transformação digital e adopção de novas tecnologias como IoT, edge computing e IA, os parceiros têm oportunidade de oferecer soluções completas e integradas que atendam às necessidades específicas dos clientes em diversos sectores, desde a saúde até a educação e indústria.
Qual a sua visão para o canal da HPE Aruba?
99% do nosso negócio é feito com parceiros, que são por isso cruciais para o nosso negócio. Em Portugal, os nossos parceiros estão a crescer ao mesmo nível que nós. Contamos com mais de 100 parceiros no mercado português e a nossa visão para o canal da HPE Aruba é de crescimento contínuo e fortalecimento das parcerias existentes, bem como a expansão para novos mercados e segmentos de clientes.
Estamos comprometidos em oferecer suporte e recursos para capacitar os nossos parceiros a entregarem soluções inovadoras e de alto valor agregado aos seus clientes. Quanto a mudanças, estamos sempre atentos às evoluções do mercado e necessidades dos parceiros, adaptando-nos continuamente para garantir que estejamos alinhados com as tendências e exigências do sector.
Nessa relação com os parceiros, há novidades quanto ao vosso programa de canal?
Sim. Em Novembro, lançámos novas actualizações para o HPE Partner Ready Vantage, o programa de canal da HPE que permite que os parceiros as-a-service forneçam soluções de forma mais eficaz, com competências em Edge, Cloud híbrida e IA e análise de dados.
As actualizações incluem centros de especialização abrangentes, novas competências, bem como uma estrutura de competências evoluída, e ferramentas e ofertas que impulsionam a rentabilidade e incentivam os parceiros a construir relacionamentos profundos e duradouros com os clientes.
Com este programa, oferecemos recursos, formação e serviços para desenvolver, vender e gerir soluções personalizadas e económicas para os seus clientes. Além das ofertas actuais disponíveis nos vários centros de especialização, são muitas as ferramentas e ofertas disponíveis para parceiros inscritos no HPE Partner Ready Vantage, como ferramentas de migração rápida, possibilidade de os parceiros oferecerem os próprios serviços e personalização na plataforma HPE GreenLake, serviços de consultoria, incluindo workshops de planeamento e descoberta de serviços, recursos e formação de vendas, entre muitas outras.
Quais as áreas de negócio com maior peso e as que têm crescido mais nos últimos anos?
As áreas de negócio com maior peso para a HPE Aruba em Portugal incluem soluções de rede empresarial, segurança cibernética, mobilidade e edge computing. Estas áreas têm crescido significativamente nos últimos anos devido à crescente digitalização das empresas e necessidade de infra-estruturas robustas e flexíveis que suportem as operações empresariais modernas.
Quais os grandes objectivos para este ano, ao nível da estratégia de crescimento da HPE Aruba em Portugal?
As metas para passam pelo fortalecimento da posição como líderes em soluções de rede e infra-estrutura; crescimento da base de clientes e parceiros; expansão para novos mercados e introdução de inovações tecnológicas que impulsionem ainda mais a transformação digital das empresas portuguesas.
O crescimento depende da excelência na entrega de soluções, pela proximidade com os clientes e parceiros, e contínua adaptação às necessidades do mercado e evolução tecnológica. Estamos focados em criar valor para os nossos stakeholders e contribuir para o sucesso dos nossos clientes através de soluções de classe mundial e um serviço excepcional.
Com as crescentes ameaças à cibersegurança, como se posiciona a HPE Aruba Networking?
Desde o início, a segurança tem sido uma parte fundamental do portfólio de soluções da HPE Aruba Networking. Quando ninguém pensava que o ponto de acesso “precisava de segurança” porque a segurança era feita através de um firewall, a HPE Aruba Networking introduziu recursos de firewall dentro da solução wireless, entre outros recursos de segurança.
Acreditamos que uma arquitectura Zero Trust é crítica nas organizações, portanto, com o ClearPass, conseguimos fornecer o controlo de acesso à rede necessário para utilizadores e dispositivos. Além disso, unindo infra-estruturas como Wi-Fi e switches, onde tudo se conecta, com o ClearPass, fomos pioneiros na segmentação dinâmica, garantindo identidade, política de acesso e controlo contínuo.
Para ampliar e complementar o portfólio de segurança, temos uma oferta SASE completa na nossa solução segura de SD-WAN, que inclui uma firewall de última geração, além de IDS/IPS para as filiais e uma oferta completa de SSE (da recente aquisição da Axis). Isto permite-nos fornecer uma plataforma de segurança abrangente a colaboradores remotos com soluções como Zero-Trust Network Access, ZTNA, para substituir totalmente implementações tradicionais e vulneráveis de VPN, Secure Web Gateway, e Cloud Access Security Broker, Casb.
Além disso, desenvolvemos o switch inteligente CX 10000 para data center que possui um firewall integrado, entre outros recursos que fornecem segurança no tráfego, mesmo em ambientes virtualizados. É, aliás, a única solução no mercado que faz micro-segmentacão com segurança integrada