A Hikvision, fornecedora de soluções e serviços de AIoT focados numa ampla gama de indústrias, realizou uma análise do sector de segurança, identificando as sete principais tendências em que a inovação tecnológica será fundamental para sua transformação.
A empresa produziu uma previsão na qual está convencida de que, à medida que a inovação tecnológica é adoptada para se adaptar às necessidades da sociedade, haverá uma maior convergência de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) e o big data.
Para a Hikvision, estas inovações estão a preparar o caminho para soluções de segurança mais inteligentes, proactivas e preditivas que não só são robustas, mas também satisfazem as exigências dos utilizadores em termos de facilidade de utilização.
Com base nesta análise, a empresa desenvolveu as sete principais tendências que prevê que terão um impacto significativo no sector da segurança este ano.
- A IA está a acelerar o aumento da percepção das máquinas
A IA está a acelerar a transformação da indústria da segurança, aumentando as capacidades de percepção das máquinas. Isto é possível graças à integração com a luz visível, o áudio, os raios-x, a luz infravermelha, o radar e outras tecnologias.
Um exemplo é a tecnologia de Processamento de Sinais de Imagem com Inteligência Artificial (AI-ISP), que revoluciona a imagem de vídeo e proporciona imagens de alta qualidade graças à redução inteligente do ruído. Isto permite imagens mais claras com uma ampla gama dinâmica e detalhes nítidos, mesmo em ambientes com pouca luz, reduzindo a dependência de iluminação adicional e resultando em respostas situacionais mais eficientes.
- As aplicações baseadas na IA estão preparadas para revolucionar uma série de sectores.
No último ano, os avanços na modelação de IA em grande escala melhoraram a capacidade de interpretar situações complexas utilizando dados diversos. Acreditamos que este progresso cria possibilidades para soluções de IA mais personalizadas numa variedade de sectores, como a indústria transformadora, a energia, os cuidados de saúde e a educação.
Com base em plataformas abertas e algoritmos avançados, as arquiteturas mais ágeis facilitam a adoção sem descontinuidades da IA numa série de sectores verticais diferentes. Isto promove a colaboração e cria um ecossistema inovador para o avanço tecnológico. - A convergência dos serviços de computação em nuvem e dos serviços periféricos está a acelerar.
A convergência dos serviços de nuvem e de periferia está a impulsionar o aparecimento de serviços mais rápidos e mais eficientes. Isto está a conduzir a soluções inteligentes em tempo real, tais como um controlo mais inteligente do perímetro e uma gestão mais conveniente dos sistemas de segurança baseados na nuvem, permitindo-nos dispor de análises imediatas e tomar melhores decisões no perímetro. As plataformas baseadas na nuvem também minimizam os investimentos em ‘hardware’ e oferecem opções escaláveis para empresas de todas as dimensões e orçamentos, reduzindo os custos iniciais e contínuos. - A tecnologia de gémeos digitais tem o potencial de revolucionar a gestão das empresas
Os gémeos digitais são modelos virtuais que simulam cenários do mundo real em tempo real. Ao integrarem-se com a IAoT, a computação em nuvem e outras tecnologias, fornecem-nos informações dinâmicas sobre métricas de desempenho como a segurança, o tráfego e a utilização de energia. Isto permite uma experiência imersiva com imagens sincronizadas, melhorando a eficiência dos processos, permitindo uma manutenção proactiva e conduzindo a poupanças de custos e a uma melhor gestão empresarial. - A tecnologia dos ecrãs, em especial os ‘LED’, está a avançar rapidamente.
A rápida adoção da tecnologia COB (Chip-on-Board) está a impulsionar a procura de LEDs de pequeno alcance. Estão também a surgir soluções LED inovadoras que equilibram um menor consumo de energia com uma elevada resolução, promovendo a neutralidade de carbono e apoiando aplicações mais vastas. As paredes de vídeo integradas em centros de comando, por exemplo, ajudam-nos a tomar decisões inteligentes com vistas intuitivas. Os ecrãs interativos e a sinalização digital estão a atuar como catalisadores da transformação digital nos sectores da educação, das empresas e da hotelaria. - A segurança da autenticação da identidade digital é cada vez mais crucial para salvaguardar a cibersegurança.
A autenticação da identidade digital envolve a verificação e a autorização de identidades, o que constitui uma medida fundamental de cibersegurança. Os agentes de ameaças utilizam técnicas como o phishing, o malware e a engenharia social para usurpar informações pessoais e identidades. Para salvaguardar as identidades digitais, os utilizadores e as organizações devem utilizar palavras-passe fortes, utilizar a autenticação multiface, evitar redes públicas, atualizar o ‘software’ atempadamente e proteger-se contra ataques de engenharia social. - As tecnologias inovadoras impulsionam a sustentabilidade ambiental e a resistência às alterações climáticas.
As partes interessadas da indústria estão a adoptar cada vez mais práticas ecológicas para reduzir as emissões de carbono e a utilização de recursos. Isto inclui o transporte eficiente de produtos, embalagens sustentáveis e a utilização de componentes normalizados. Esperamos também que as tecnologias inovadoras sejam utilizadas para aumentar a resistência às alterações climáticas. Por exemplo, através da integração de sensores ambientais em sistemas de segurança, podemos responder melhor a catástrofes naturais como inundações, incêndios florestais, deslizamentos de terras e avalanches.