Num momento em que o panorama laboral é marcado por forças disruptivas que exigem respostas imediatas e estratégias inovadoras, as empresas questionam se estão realmente preparadas para o futuro do trabalho.
Nesse sentido, de acordo com o último estudo do ‘Global Workforce Institute’, 60% dos trabalhadores em todo o mundo temem que as suas competências se tornem obsoletas nos próximos 3 a 5 anos. Um dado que não é apenas um alerta, mas um claro indicativo da urgência e necessidade por parte do panorama laboral de se readaptar continuamente.
Neste sentido, diante da crescente preocupação com a lacuna de competências e a necessidade premente de uma adaptação constante no ambiente de trabalho actual, os especialistas da multinacional tecnológica Stratesys identificam as principais tendências na área dos recursos humanos ao longo deste ano. Estas tendências vão redefinir os processos de RH e transformar a experiência dos colaboradores, preparando as organizações para um futuro próximo.
Impacto da IA Generativa na Gestão dos colaboradores: A Inteligência Artificial Generativa está a transformar a gestão de recursos humanos, através de melhorias na personalização da experiência do empregado e na tomada de decisões baseadas em dados concretos. Embora inicialmente tenha havido ceticismo por parte dos profissionais desta área, alguns estudos como o da Harvard Business Review têm dado valor ao impacto da IA Generativa nos processos de recrutamento e seleção, tornando-os mais eficientes e personalizados. No entanto, o seu potencial para formação e detecção de talentos está ainda por explorar e desenvolver. Neste sentido, esta tecnología otimiza a satisfação das necessidades individuais num mundo que valoriza a personalização.
Advanced Analytics e Big Data estão a transformar a gestão de recursos humanos numa abordagem mais estratégica e baseada em dados, através de técnicas que fornecem informações valiosas para detectar tendências e melhorar a atração, retenção e desenvolvimento de talento. Um estudo do ‘Journal of Applied Psychology’ destaca como o uso estratégico de Big Data em RH leva a decisões mais informadas e alinhadas com os objetivos organizacionais. Várias empresas capitalizaram sobre essa tendência, aplicando soluções de advanced analytics, no sentido de antecipar necessidades de recrutamento, entender a rotatividade de funcionários e personalizar planos de carreira e desenvolvimento.
A Consolidação de Serviços de RH em Plataformas Unificadas procura criar ecossistemas de trabalho integrados, onde a tecnologia melhora a experiência dos colaboradores, promovendo autonomia e personalização. Essas plataformas substituem sistemas tradicionais e focam-se na experiência de cada trabalhador. São intuitivas e acessíveis, permitindo aos funcionários gerir as suas carreiras, aceder a formação e receber feedback em tempo real. A implementação destas tecnologias não só otimiza os processos de RH, mas também aumenta a satisfação e o compromisso dos funcionários, sendo fundamental para atrair e reter talento num mercado de trabalho extremamente competitivo e dinâmico.
“A preparação para o futuro do trabalho não é apenas uma questão de adoptar novas tecnologias, mas de entender como podem ser integradas de forma a enriquecer e capacitar tanto as organizações como os seus colaboradores”, defende Tiago Lopes Duarte, Partner e Diretor da multinacional Stratesys.
“É fundamental trabalharmos para estarmos na vanguarda, desenvolvendo plataformas que simplifiquem e automatizem processos, mas também promovam um ambiente de trabalho mais colaborativo, autónomo e qualificado”, acrescenta.