SEDEXPO 2023 encerra com mais 22% de visitantes e já está a pensar na próxima edição

Notícias

A 2ª Feira Internacional de Segurança, Defesa e Emergência, SEDEXPO 2023, encerrou as suas portas depois de se ter tornado uma montra dinâmica e um fórum de convergência para estas três áreas essenciais para a protecção e o bem-estar social.

Desde então, o centro de exposições da Feira Internacional de Galicia ABANCA recebeu 3.607 visitantes, o que representa um aumento de 22,5% em relação ao primeiro evento, quando se registaram 2.943. A grande maioria destes visitantes eram profissionais dos sectores envolvidos, provenientes de diferentes pontos de Espanha e Portugal.

Estes visitantes puderam ver as propostas de 209 empresas expositoras de 24 países, das quais 83 eram expositores directos de dez países, como a Alemanha, Espanha, França, Israel, Itália, Letónia, México, Países Baixos, Paquistão e Portugal. Estes números significam que os expositores directos ocuparam mais 5,4% de espaço e vieram de mais 42% de países do que na edição anterior, enquanto o número de empresas estrangeiras presentes foi 29% superior.

De um modo geral, estes expositores transmitiram aos organizadores boas impressões sobre esta segunda edição, tendo salientado que o perfil dos visitantes correspondia aos seus interesses e que tencionavam repetir a sua presença como expositores. Isto dá aos organizadores muito boas expectativas para a terceira edição, que se realizará provavelmente no primeiro semestre de 2025.

O evento foi realizado com o apoio de cerca de vinte entidades, grupos e departamentos da Xunta de Galicia e da Administração Central. Também contou com o patrocínio da Iniciativa Civil UAVs, uma iniciativa estratégica liderada pela Xunta de Galicia que tem como objetivo promover soluções inovadoras baseadas em veículos aéreos não tripulados (UAVs).

O programa de actividades da Sedexpo 2023 destacou-se tanto pela qualidade dos seus seminários técnicos como pelas suas magníficas demonstrações e simulações, que tornaram o evento dinâmico. As exposições permitiram aos visitantes ver in situ as funcionalidades de produtos e sistemas que só podem ser vistos de forma estática noutras feiras, enquanto as simulações permitiram conhecer as capacidades e o trabalho de diferentes organizações de emergência e das Forças e Corpos de Segurança do Estado.

A feira contou com mais de 50 conferências, que fizeram parte de uma vintena de jornadas técnicas e do II Congresso Internacional de Incêndios Florestais da Galiza Interlumes, organizado pela Consejería Regional do Meio Rural. Para além da participação de especialistas de renome nos domínios da segurança, da defesa e das emergências, os temas abordados foram de grande interesse, incluindo soluções inovadoras para a localização de pessoas perdidas através de veículos aéreos não tripulados, o presente e o futuro da segurança privada e dos drones, proteção executiva público-privada, programas europeus de I&D&I em segurança e emergências, mitos sobre tiroteios, proteção civil em emergências, incêndios florestais de sexta geração, segurança em espaços públicos ameaçados pelo terrorismo, desafios e soluções em segurança e embustes em emergências.