A Ingecom, distribuidor de valor acrescentado especializado em cibersegurança informática, cibersegurança (OT/ICS, IoT e IMoT) e ciberinteligência, assinou recentemente um acordo de distribuição com a Varonis, empresa de segurança e análise de dados, em Portugal e Espanha.
Com este acordo, a Ingecom irá disponibilizar as soluções Varonis na Península Ibérica e aconselhar os clientes sobre a transformação digital que está a ocorrer, onde a força de trabalho está altamente distribuída e a colaboração ocorre em múltiplas plataformas. A informação já não está apenas localizada em servidores locais, mas também remotamente na cloud.
A Varonis, segundo a empresa, disponibiliza resultados de segurança automatizados, limitando a exposição e o risco aos dados na cloud e on-premises. A visibilidade da Varonis sobre os dados e permissões, o privilégio mínimo automatizado e a resposta pro-activa a incidentes são um multiplicador de forças para as equipas de segurança responsáveis pela protecção de vastos dados armazenados contra ataques.
Na conferência de imprensa, a que a Security Magazine assistiu na passada semana, Pedro Monteiro, business devolopment executive da Varonis, em Portugal, destacou que a empresa nasceu em 2005, tem escritórios em todo o mundo e cliente de referência a nível global.
A Varonis está actualmente a ter um foco especial na Península Ibérica. Em Espanha, a empresa já conta com uma equipa há mais tempo do que em Portugal. A Varonis chegou ao mercado nacional o ano passado, contando com uma equipa dedicada, a qual deverá crescer.
Pedro Monteiro salienta que no mercado português existe uma oportunidade de crescimento, quer pela necessidade existente no mercado relativamente a parceiros de valor acrescentado, quer pela lacuna no que diz respeito à prestação de serviço por parte de técnicos qualificados em cibersegurança.
O responsável salientou que hoje os clientes já não querem só tecnologia, mas também o resultado. Como apontou, “a Varonis cresceu muito no sentido de ter uma componente de plataforma tecnológica, na qual está constantemente a investir”, bem como ao nível do seu portfolio de serviços.
Julien Dominguez, iberia sales manager da Varonis, acredita que a parceria com a Ingecom irá potencializar o negócio em Portugal, através de uma equipa local e da definição de linhas de actuação mais estratégicas, tendo em vista o crescimento da empresa.
Segundo Julian Dominguez, “o activo mais importante de uma organização, depois dos seus funcionários, são os seus dados. E em quase todos os ciberataques, o objectivo dos cibercriminosos é quase sempre o mesmo: encontrar, roubar e encriptar informações sensíveis. A nossa parceria com a Ingecom ajudará a disponibilizar generalizadamente a Plataforma de Segurança de Dados da Varonis na Península Ibérica. A Varonis ajudará as organizações a garantir que os dados dos clientes estão protegidos em ambientes cloud, on-premise, SaaS e híbridos”.
Felipe de la Cruz, regional channel manager do Sul da Europa da Varonis, destacou que o acordo de distribuição foi celebrado em Maio, tendo sido efectivado em Junho. Após os primeiros meses e um período de transição a empresa passou de um modelo de tier 1 para tier 2. “Estamos muito felizes por trabalhar com a Ingecom, por ser um distribuidor que entende muito de cibersegurança (…), de grande valor, com serviços e alta capacidade técnica (…)”, referiu. O responsável destacou ainda a existência de um programa de canal com quatro níveis (bronze, prata, ouro e platina) e diferentes serviços para os parceiros, nomeadamente um portal de formação gratuito e recursos técnicos, marketing, entre outros. O fabricante nunca vende directamente ao cliente final. “Consideramos que o canal é fundamental para realizar o nosso trabalho, pelo valor que traz ao nível dos serviços e conhecimento do mercado”.