A Polícia de Segurança Pública foi, segundo aponta em comunicado, a primeira força de segurança portuguesa a participar em missões internacionais da ONU, quando integrou a missão de Polícia Civil na UNPROFOR, Força de Protecção das Nações Unidas na Ex-Jugoslávia, com o conflito ainda em curso.
A PSP participação da em Missões Internacionais, nomeadamente em operações de apoio à paz e especiais políticas da Organização das Nações Unidas constitui uma realidade desde Março de 1992, ano em que o Governo da República Portuguesa decidiu a participação de Portugal na componente de Polícia Civil das Nações Unidas na Missão da ONU no território da ex-Jugoslávia.
O desempenho dos profissionais da PSP nomeados para o primeiro teatro de operações em 1992, recebeu os maiores elogios da ONU o que levou o Governo Português a determinar à PSP a selecção e envio de profissionais de polícia qualificados para integrar missões internacionais, sobretudo da ONU, mas também da OSCE, UEO e, desde 2003, da União Europeia (UE), com a participação na European Union Police Mission (EUPM), na Bósnia Herzegovina, tendo sido esta a primeira participação da PSP em missões de Gestão Civil de Crises da União Europeia.
Ao longo dos últimos 31 anos participaram neste tipo de missões 1287 profissionais da PSP em diferentes teatros de operações internacionais, sendo que 9%, dos polícias projectados, são do género feminino. Este é, aliás, um compromisso que a PSP assume de aumentar o número de mulheres em operações da ONU e da PCSD da UE, factor fundamental nestes contextos securitários críticos, e, em especial, em funções de comando, de investigação criminal e de apoio às vítimas de crime (crimes sexuais, violência doméstica, discriminação religiosa, de género, profissional, etc.).
Neste contexto, a PSP continuará a contribuir para as missões de apoio à paz e especiais políticas da ONU e gestão civil de crises da UE, destacando polícias com conhecimentos e capacidades para diferentes missões e conhecimento nas mais diversas áreas da doutrina policial.
Actualmente a PSP tem 24 polícias projectados, em regime de destacamento, nas diversas missões da ONU e da UE, no continente africano, europeu e americano. Contudo, aos vinte e quatro polícias, no final deste mês de Setembro, teremos mais oito.
Assim, a PSP informou que durante o mês de Setembro de 2023 preparou e destacou para missões da ONU um total de 17 polícias das diversas carreiras, em concreto:
- United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic – MINUSCA: 9 polícias (3 mulheres e seis homens) cujo destacamento aconteceu no dia 02 de Setembro de 2023;
- United Nations Mission in South Sudan – UNMISS: 7 polícias (2 mulheres e 5 homens) com destacamento previsto para o dia 25 de setembro de 2023;
- United Nations Verification Mission in Colombia – UNVMC: 1 polícia (1 homem), com destacamento previsto para 21 de Setembro de 2023.
Assim, “no teatro de apoio à paz e da gestão de crises, a PSP assume-se como um actor global, contribuindo para a segurança de cidadãos, que vivem em países com instabilidade, política, securitária e social”, refere em comunicado