Durante a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023), que teve lugar entre os dias 1 e 6 de Agosto, o Dispositivo de Emergência Médica afecto ao evento prestou assistência a 4.376 peregrinos.
No primeiro dia da Jornada, foram assistidas 419 pessoas nos diversos locais do evento, 16 das quais tiveram necessidade de ser transportadas para unidades de saúde.
No dia 2 de Agosto, 261 pessoas necessitaram de apoio médico e 9 foram posteriormente transportadas para unidades de saúde.
Em relação ao dia 3, foi dada assistência médica a 740 pessoas e 30 tiveram necessidade de transporte aos Hospitais.
Já no dia 4, marcado pela Via Sacra no Parque Eduardo VII, foram assistidas 850 pessoas e transportadas 18 aos Hospitais.
No sábado, dia 5, foram assistidos 1255 peregrinos, tendo sido transportadas aos hospitais 33 pessoas.
Finalmente, no último dia da Jornada, receberam assistência médica um total de 851 pessoas, com necessidade de evacuação hospitalar de 47 pessoas.
Assim, de um total de 4.376 pessoas assistidas nos recintos da JMJ, apenas 153 (3,5%) necessitaram de observação ou cuidados adicionais em ambiente hospitalar.
Ao números reportados, acrescem as chamadas que deram entrada via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) através do Número Europeu de Emergência -112, e que foi possível relacionar com peregrinos da JMJ, num total de 253 pessoas assistidas.
Em relação à tipologia de situações que mais chegaram às estruturas de emergência disponíveis, destacam-se as relacionadas com o calor, nomeadamente desidratação, insolações, mas também traumatismos, indisposições e crises de ansiedade.
O Dispositivo de Emergência Médica, coordenado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), foi constituído pelos meios do INEM e dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), designadamente Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), bem como pelos voluntários do Comité Organizador Local (COL) da JMJ 2023, que prestaram primeiros socorros aos peregrinos da Jornada. O dia 5 de agosto foi o dia de maior empenhamento operacional, num total de cerca de 500 profissionais, entre elementos do INEM, Bombeiros, CVP, profissionais de saúde da GNR e PSP e da protecção civil dos Açores. Colaboram ainda com o dispositivo do INEM profissionais do SAMUR de Madrid.
De destacar ainda o empenho de 35 profissionais à actividade de apoio à saúde de Altas Entidades e das Forças e Serviços de Segurança.
Neste período, o dispositivo encontrou-se operacional nas diferentes localizações da JMJ 2023 – Parque Eduardo VII, Alameda Dom Afonso Henriques, Terreiro do Paço, Parque Tejo e Passeio Marítimo de Algés, na zona da grande Lisboa, e no Santuário de Fátima.