A nova câmara de assistência à marcha-atrás da Linde Material Handling (MH) distingue pessoas de objectos em tempo real e utiliza um sistema de aviso de vários níveis para evitar colisões entre os empilhadores e peões, em armazéns e áreas de produção.
Disponível como solução totalmente integrada em veículos novos e como opção de reequipamento, a câmara inteligente de assistência à marcha-atrás pode ser utilizada isoladamente ou combinada com os sistemas de assistência e segurança Linde já existentes.
“A questão da segurança no trabalho desempenha actualmente um papel proeminente na grande maioria das empresas, e com todo o fundamento”, sublinha Fabian Zimmermann, Product Manager Safety Solutions da Linde MH.
“Uma e outra vez, os acidentes que envolvem empilhadores resultam em ferimentos graves, e alguns são fatais. As causas são múltiplas e vão desde peões descuidados e condutores desatentos até ao simples facto de se esquecerem de olhar por cima do ombro quando o veículo está a fazer marcha-atrás”, afirma o Product Manager Zimmermann.
“Com o nosso conceito ‘Vision Zero’, estabelecemos o objectivo de evitar completamente os acidentes no fluxo interno de materiais – especialmente aqueles em que as pessoas ficam feridas”.
Os investimentos em sistemas de assistência de segurança compensam em mais do que um sentido, porque para além do bem-estar pessoal, ajudam a evitar custos e perdas de produtividade e conservam os recursos. “É por isso que normalmente se pagam a si próprios rapidamente”, explica o especialista em soluções de segurança da Linde.
A câmara inteligente de assistência à marcha-atrás está agora a ser adicionada à já extensa gama de sistemas de assistência de segurança da Linde MH. Desenvolvida com recurso à inteligência artificial, “aprendeu” a distinguir as pessoas de outros obstáculos que surgem na zona traseira da máquina. Se detectar uma pessoa num ângulo definido em torno da câmara, é accionado um sistema de aviso de vários níveis: O condutor é alertado para o perigo potencial tanto visualmente através do ecrã como através de um sinal de aviso sonoro.
Além disso, pode ser accionada uma redução automática da velocidade de condução para minimizar os riscos de acidente. “Ao direccionar o sistema de alerta apenas para colisões particularmente críticas envolvendo pessoas, evitamos que os motoristas se tornem insensíveis e eventualmente imunes aos sinais de alerta”, afirma Zimmermann. Para reduzir ainda mais o número de alertas, as definições de alarme podem ser limitadas ao momento em que o veículo está efectivamente dirigindo-se em direcção às pessoas.
Advertência em várias fases e zonas
A zona de detecção de pessoas, configurável individualmente, na câmara de marcha-atrás Linde, abrange até 12 metros e pode ser dividida em duas zonas de aviso. Se o peão estiver mais afastado, a velocidade do veículo é menos reduzida do que se a pessoa estiver na zona mais próxima e, portanto, mais perto do veículo.
Na última geração de empilhadores contrapesados, as imagens da câmara são apresentadas no ecrã de 7” opcional, quer em modo de ecrã completo, quer em ecrã dividido. Com estes modelos, a câmara inteligente está totalmente integrada na arquitectura do empilhador. Não é necessário um monitor adicional para a câmara de visão traseira, que poderia obstruir a visibilidade nesta área.
A câmara de marcha-atrás Linde, pode ser utilizada como uma solução autónoma. No entanto, uma vez que um único sistema de segurança é muitas vezes insuficiente para cobrir os riscos operacionais, a solução também é compatível com outros sistemas de segurança e assistência existentes na Linde.
Estes incluem, por exemplo, o sistema “Linde Motion Detection”, que impede o empilhador de arrancar se uma pessoa ou veículo se mover atrás dele. “A Reverse Assist Camera e o sistema de assistência Linde Safety Guard representam também uma combinação ideal”, diz Zimmermann, referindo-se a uma aplicação nas instalações de um cliente. Se os empilhadores aí conduzirem da área exterior para o ambiente mais escuro do armazém, a velocidade é automaticamente reduzida e a porta abre-se quando a área de circulação é alcançada. Além disso, um grande triângulo de aviso é projectado no chão do corredor para alertar os peões para a aproximação do equipamento.