A Sociedade Espanhola de Cardiologia estima que, em Espanha, ocorrem em média 52 300 paragens cardíacas por ano, das quais cerca de 30 000 são detectadas em ambiente extra-hospitalar e 22 300 em hospitais. De facto, em 2021, em Espanha, a paragem cardiorrespiratória (PCR) foi considerada uma das principais causas de morte e um problema de saúde muito importante. Isto deve-se ao curto tempo de reacção a partir do momento em que o coração deixa de bater, daí a importância de alertar e intervir com urgência para reanimar o doente.
Consciente destes números, o Hospital Clínic Maresme, em Barcelona, criou um novo conceito hospitalar para permitir que os profissionais de saúde enfrentem este problema.
Para isso, instalou altifalantes Axis C1410 em quatro andares, um dispositivo que substitui os terminais móveis tradicionais, que eram ineficientes devido a vários factores humanos (esquecimento do dispositivo, bateria fraca, sinal limitado, chamadas não atendidas, etc.).
Assim, graças a este modelo, os profissionais de saúde podem contar com um sistema que lhes permite comunicar situações de alarme de forma rápida, eficaz e simples.
Além disso, como foram instalados em pontos estratégicos do hospital, a mensagem chega a um maior número de enfermeiros e médicos, diminuindo consideravelmente o tempo de intervenção.
Desta forma, desde a instalação dos dispositivos, os profissionais de saúde do Hospital Clínic Maresme, para além de poderem alertar mais rapidamente para a localização dos pacientes que estão a sofrer uma paragem cardíaca, podem contactar – através de mensagens programadas ou gravadas em directo – directamente com pisos ou enfermarias específicas e manter conversas com o pessoal do centro.
Isto é possível através da ligação do altifalante à rede IP do hospital e da utilização de códigos de extensão, dependendo da área para a qual a mensagem deve ser transmitida.
Além disso, se necessário, estes dispositivos também podem ser utilizados para anunciar mensagens nas salas de espera com informações relevantes para os pacientes.
Através da própria aplicação Axis Audio Manager Edge, pré-instalada em todos os dispositivos de áudio Axis, o sistema pode ser gerido através de qualquer navegador Web padrão, local ou remotamente.
Isso fornece ao hospital uma gestão de conteúdo fácil, permitindo uma combinação de tipos de comunicação para atender a diferentes necessidades.
Além disso, há também a capacidade de priorizar o conteúdo recebido para que as mensagens de voz ao vivo tenham sempre prioridade, garantindo que informações vitais, como anúncios de emergência e paging, sejam sempre entregues prontamente.
Como explica José Luis Hoces, assessor técnico da ElectroTEL, empresa especializada no fornecimento de soluções integradas e completas de telecomunicações para empresas, “dadas as necessidades específicas do Hospital Clínic Maresme, escolhemos os altifalantes Axis porque são praticamente os únicos no mercado que têm uma rede IP com normas abertas, o que significa que podem ser facilmente integrados nas soluções telefónicas próprias da empresa e no software de gestão pré-existente”.
Alfonso Allende, da Axis, conclui que “o trabalho que os profissionais de saúde fazem é fundamental para o tratamento dos doentes e oferecer-lhes a oportunidade, graças aos nossos altifalantes, de disporem de tecnologias que lhes permitem melhorar a eficiência e a comunicação entre o pessoal, ou entre diferentes pisos ou enfermarias, deixa-nos muito orgulhosos”.