A Suldouro, uma empresa de tratamento de resíduos sólidos urbanos de Vila Nova de Gaia, renovou recentemente a sua rede estruturada com uma solução ModSecur Networking engineered by Maxiglobal.
Houve um acréscimo de câmaras no sistema CCTV, um trabalho que esteve em consonância com o da rede estruturada.
A necessidade de renovação da rede estruturada fazia sentir-se através de “quebras constantes de conectividade em diferentes pontos da instalação. Tínhamos uma rede estruturada já com vários anos de utilização e que variava em termos de cablagem. O objectivo deste projecto foi renovar e criar uma estrutura uniforme mais fiável e mais estável”, refere Tiago Almeida, Responsável pelos Sistemas de Informação da Suldouro.
O projecto consistiu nos seguintes pontos: remoção da cablagem antiga, remoção da calha existente, remoção das tomadas de rede e eléctricas, instalação de cablagem uniformizada e de calha técnica em várias salas, instalação de tomadas de rede e tomadas eléctricas, reorganização dos cabos de rede no bastidor e instalação de sistema de videovigilância (CCTV).
A reestruturação da cablagem era uma prioridade para a Suldouro, pois a estrutura existente apresentava constrangimentos na rede de comunicação de dados e já não respondia às necessidades diárias. A rede estruturada do edifício administrativo foi renovada e aumentada, para dar suporte ao sistema de CCTV.
“Este foi um projeto desafiante, sobretudo pela questão dos constrangimentos de horários. No entanto, estivemos sempre em atividade. Ao longo da implementação, não houve qualquer necessidade de interrompermos a nossa operação normal. Houve disponibilidade por parte da equipa da Maxiglobal para agendar as intervenções que inevitavelmente causariam impacto para períodos “fora de horas” ou para fins de semana”, acrescenta Tiago Almeida.