A cadeia de lojas CASA Shops anunciou, esta semana, ter sido alvo de um ciberataque a 1 de Agosto. Segundo a empresa, que detém 21 lojas em Portugal, a “investigação por uma equipa de especialistas internos e externos está em curso”.
De acordo com a empresa, as lojas físicas e online estão completamente salvaguardadas, porém alerta para um possível atraso nas entregas ao domicílio.
“A investigação progressiva mostra que alguns dados pessoais de vários clientes foram revelados”, diz. No entanto, sublinha não terem havido fugas de dados bancários e de pagamento dos clientes “uma vez que são processados por um fornecedor de pagamentos externo”.
Em causa está um ataque de ransomware. “O ataque foi detectado pelos nossos sistemas de segurança a curto prazo”, diz. Porém, estes “não conseguiram evitar que os nossos sistemas informáticos fossem encriptados e que certos dados pessoais fossem revelados”.
Imediatamente após a descoberta do ciberataque, foi activada uma equipa de crise em cooperação com especialistas externos. A CASA está em comunicação com a Autoridade de Protecção de Dados dos países em que está activa e mantemo-se em estreito contato como parte da investigação. Também foi apresentada uma queixa contra pessoas desconhecidas.
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