O GADSA – Arquivo e Depósito dedica-se à digitalização de documentação e respectiva custódia, principalmente a gestão de arquivo, para grandes financeiras e sector da banca. Mais de 600 empresas nacionais e internacionais, confiam a Gestão e Custódia dos seus arquivos, num total superior a 1.700.000.000 folhas, acondicionados em cerca de 1 milhão de contentores documentais. O GADSA tem Centros de Operação em Lisboa, Vale do Tejo e Porto. A sede está localizada em Camarate, contando hoje com três sucursais, situadas em Benavente, Maia e Luanda (Angola), num total que ronda os 130 colaboradores.
“As empresas libertam o espaço, nós recolhemos o papel, digitalizamos e disponibilizamos online de forma segura informação de natureza confidencial, seja do sector da banca, financeiro, saúde e todas as áreas mais sensíveis em termos de informação”, resume Helder Candeias, Director de Informática da GADSA, na informação disponibilizada pela WatchGuard no seu site.
Fundada em 1999, a GADSA lida, maioritariamente, com informação altamente sensível e, como tal, sentiu a necessidade de remodelar a sua infraestrutura tecnológica de forma a assegurar as melhores soluções de cibersegurança.
Richard Costa, Owner da Follow Asterisk, parceiro Gold da WatchGuard, explica que “tínhamos como objectivo garantir o acesso remoto seguro à empresa e endereçar a questão da mobilidade”.
Algo que começou ainda antes da crise pandémica do COVID-19, pelo que quando se iniciaram os confinamentos “a GADSA já estava pronta para enfrentar esta situação, tendo, apenas, aumentado o licenciamento”.
“A interligação entre as sucursais, datacenter e sede é ponto chave, bem como garantir a comunicação segura entre todos locais.
Depois, foi preciso assegurar o acesso de terceiros à rede corporativa da GADSA de forma controlada e segura, devido a todas as exigências de segurança da rede da empresa e à questão da classificação dos documentos e confidencialidade da informação”.
A GADSA tem Total Security Suite (TSS) nos seus UTM, e as soluções para o reforço da segurança surgiram de forma orgânica através de outros sistemas e produtos WatchGuard: clusters de Firebox M270, Firebox T35 e T40 nos sites remotos, access points AP325 e o serviço AuthPoint, de autenticação multifatorial.
“Neste momento, a GADSA está a utilizar a solução TSS praticamente na íntegra, seja pela questão do armazenamento dos logs na cloud, para controlar e garantir o acesso apenas a sites fidedignos ou para recorrer às funcionalidades de geolocalização da firewall para assegurar que apenas determinados países acedem aos serviços expostos”, continua Richard Costa, indicando que o projecto de implementação da solução de segurança global WatchGuard demorou cerca de seis meses, que, na prática, traduziu-se num salto tecnológico de alguns anos para a GADSA.
O reforço extremo da segurança, a garantia de um fabricante de renome na indústria e a gestão centralizada são as principais vantagens apontadas por Helder Candeias.
“Além do grande reforço de segurança e da ausência – não total – de vulnerabilidades, os incidentes de segurança desapareceram e temos uma gestão muito mais facilitada em termos de toda a infraestrutura”, explica o responsável de TI da GADSA, exemplificando os benefícios de algumas das soluções implementadas, como as firewalls, o AuthPoint e a dupla autenticação no acesso às VPN e o serviço TDR – Threat Detection and Response.
As soluções WatchGuard facilitaram, ainda, o trabalho de implementação e certificação da ISO 27001 e nos controlos e auditorias de segurança exigidas pelos clientes.
“O facto de termos iniciado a implementação da ISO 27001 após as instalações e implementações da WatchGuard facilitou muito a certificação. Seria quase impossível a GADSA, enquanto empresa, responder à maioria dos controlos da norma”, precisa o responsável, acrescentando que o simples facto de usarem a chancela WatchGuard já é um garante de segurança para os clientes.
“Sem falar nos detalhes técnicos e das funcionalidades dos produtos, mas em termos do nosso trabalho mais diário, a gestão centralizada é uma das grandes vantagens desta nova estrutura, pois temos acesso, por exemplo, aos AP, firewalls e TDR – implementado em mais de 100 máquinas, entre outras soluções, num único local. Até no telemóvel consigo trabalhar”, refere Helder Candeias, destacando o know-how profissional e relacional da Follow Asterisk, que actuou como um elemento facilitador, pois encurtou a distância entre o cliente e o fabricante.
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