Dados relativos aos trabalhadores e à forma como exercem as suas funções são recolhidos em tempo real pela inteligência artificial (IA) e utilizados para tomar decisões de gestão automatizadas ou semiautomatizadas no local de trabalho. A inexorável ascensão destes sistemas de gestão de trabalhadores baseados na IA (GTIA) oferece oportunidades mas também coloca riscos e desafios aos trabalhadores, diz estudo.
Cada vez mais empresas estão a introduzir sistemas de gestão dos trabalhadores baseados na inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência e a produtividade ou para identificar riscos para a saúde e segurança no trabalho.
Tal inclui sistemas de monitorização do desempenho e participação dos trabalhadores e sistemas automáticos de programação de trabalho e atribuição de tarefas.
Um novo relatório da OSHA descreve as características destas novas formas de gestão dos trabalhadores, cartografa a sua adoção em toda a Europa, explora as consequências da sua implementação para os trabalhadores e analisa o contexto regulamentar aplicável.
Inclui igualmente recomendações para o desenvolvimento e a utilização de sistemas antropocêntricos no local de trabalho.
Será, em breve, publicado um relatório complementar focado nas implicações da utilização de tais sistemas de gestão de trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho.
Consulte o relatório em inglês aqui.
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