Força de Reacção da NATO chega à Roménia

Notícias

As unidades da Força de Reacção da NATO chegaram à Roménia na segunda e terça-feira (28 de Fevereiro – 1 de Março de 2022) para reforçar a postura defensiva da NATO na parte oriental da aliança. 500 tropas francesas reuniram-se em Istres, no sul de França, antes de serem destacadas para a Roménia.

Esta é a primeira vez que a NATO activa a Força de Reacção para defesa colectiva e dissuasão. Segue-se à “activação pela NATO dos seus planos de resposta de defesa no meio da maior crise de segurança na Europa em décadas, desencadeada pela acumulação militar maciça da Rússia e pela sua invasão da Ucrânia” refere em comunicado.

A França lidera este ano o elemento de maior prontidão da Força de Reacção da NATO, uma força multinacional composta por até 40.000 militares terrestres, aéreos, marítimos e de operações especiais que a NATO pode destacar a curto prazo, conforme necessário.

O Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou o destacamento: “Nas últimas semanas, aumentámos a nossa presença na parte oriental da aliança e estamos agora, pela primeira vez na nossa história, a destacar a Força de Reacção da NATO”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.