A Factorial, empresa de software para gestão de Recursos Humanos, revelu os resultados do estudo de RH 2021, que conta com dados relativos a Portugal.
A Factorial concluiu que a transformação digital está a ter um grande impacto na gestão de Recursos Humanos nas empresas em todo o mundo, algo que também se verifica em larga medida no nosso país, e as empresas procuram cada vez mais softwares especializados para a gestão dos RH.
Por outro lado, foi possível também entender que as mudanças na forma de trabalhar conduziram a melhorias significativas na vida dos colaboradores.
O benefício mais valorizado neste momento, em todos os países inquiridos, é a possibilidade de conciliar a vida profissional e pessoal.
O nível de digitalização do setor dos RH em Portugal é bastante significativo: está nos 84,2%. Contudo, ainda é ultrapassado por grande parte dos países europeus, como o Reino Unido (96%), a Alemanha (94%), Espanha e França (ambos 91%); sendo equiparável apenas ao da Itália (84%).
O ritmo de digitalização de Portugal é muito promissor em termos laborais, e o salto para o cenário digital é cada vez mais percetível. De facto, cerca de 46% dos colaboradores nacionais reconhece ter aumentado a produtividade graças ao teletrabalho; e 74% valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que agora consegue ter.
Já na América Latina, países como a Argentina, Colômbia, México e Brasil apresentam níveis de digitalização que variam entre os 70-80%, demonstrando que seguem ritmos diferentes da Europa, mas também com uma clara tendência para o teletrabalho e a digitalização dos RH.
Finalmente, os EUA, com quase 300 milhões de utilizadores conectados à Internet, apresentam uma digitalização na ordem dos 90%.
A pandemia impulsionou a digitalização dos dados e tal teve um impacto directo na gestão dos Recursos Humanos. A Factorial diz também que a maioria das empresas portuguesas já recorre a softwares especializados para a gestão de RH, como por exemplo para os recibos de vencimento (66%), o controlo horário (58%) e a gestão de férias e ausências (51%), entre outras tarefas.
Estas plataformas são, de resto, aliadas tanto para as empresas como para os colaboradores. Para as primeiras, as novas plataformas digitais facilitam a gestão de processos internos e permitem uma melhoria da comunicação interna entre os níveis de gestão e os restantes colaboradores. Para estes, um software especializado permite poupar horas de trabalho em processos manuais, melhorando a sua autonomia e produtividade.
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