Segurança rodoviária: Projecto português Automotive foca-se na sonolência e fadiga do condutor

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O projecto AUTOMOTIVE: AUTOmatic multimodal drowsiness detecTlon for smart VEhicles, desenvolvido pelo INESC TEC, ISEL, Cardio ID e COFAC, pretende actuar na prevenção rodoviária, tendo como foco a sonolência do condutor.


A invenção do automóvel transformou a forma como as pessoas vivem, trabalham, e interagem na sociedade. Actualmente, com um número cada vez maior de características no veículo, é necessário tomar em consideração a quantidade de novas exigências durante a concepção e o ensaio de novos veículos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma parte não negligenciável das estradas acidentes é condução sonolenta.

A fim de mitigar esta tendência, a condução automatizada é em exploração.

Os sistemas de detecção de sonolência estão a começar a ser introduzidos durante concepção de veículos.

Este passo, contudo, tropeça na observação de que cada condutor apresenta um conjunto distinto de manifestações comportamentais e fisiológicas.

No presente um estudo extensivo sobre a utilização do processamento de sinais e da visão por computador com técnicas de machine learning para sonolência biométrica multimodal específica do condutor é proposta a detecção em veículos inteligentes.

O objectivo deste projecto é desenvolver software capaz de ser integrado em veículos com sensores no volante para detectar a fadiga e sonolência do condutor.

Este projecto procura desenvolver um sistema robusto, centrado no condutor, que se baseia na utilização de várias fontes de informação, nomeadamente video ou sinais fisiológicos, que aprendem padrões pessoais únicos de cada condutor para detecção cada vez mais precisa.

A tecnologia vai ser aplicada, inicialmente, em frotas de veículos pesados, mas espera-se que seja também integrada em veículos ligeiros de passageiros.

O projecto foi financiado pela União Europeia e por fundos públicos nacionais em cerca de 250 mil euros.

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