Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, no ano de 2021, 1.371.675 chamadas que originaram o accionamento de 1.266.412 meios de emergência médica. Estes números revelam um aumento da actividade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) comparativamente ao ano de 2020.
O ano de 2021 revelou um aumento de chamadas atendidas nos CODU do INEM. Em média, foram atendidas 3.758 chamadas por dia, cerca de 156 chamadas por hora. No total, foram recebidas e triadas mais 62.918 chamadas em relação a 2020.
Os números agora apresentados correspondem a pedidos de ajuda efetuados via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, pedidos de triagem por parte dos parceiros no SIEM e chamadas transferidas diretamente pelo Centro de Contacto do SNS (SNS 24).
A triagem resultante do atendimento efetuado nos CODU levou à activação de 1.266.412 meios de emergência médica, entre as diversas tipologias de ambulância existentes, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros, de acordo com a gravidade atribuída a cada ocorrência. Comparativamente a 2020, foram accionados mais 94.534 meios de emergência.
Em tempos de pandemia, a actividade do INEM e do SIEM em contexto COVID saldou-se no accionamento de 155.415 meios de emergência para situações directamente relacionadas com a infecção pelo SARS-CoV-2, mais 12.736 accionamentos que no ano de 2020.
Em todo o ano de 2021, 92.948 chamadas atendidas no CODU não correspondiam a emergências, tendo sido encaminhadas para o SNS 24. Por seu lado, o SNS 24 transferiu para os CODU do INEM 57.888 chamadas que foram consideradas emergentes pelos profissionais daquele serviço.
As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a saúde, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.
O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência. Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.