A SIA e a OneTrust, uma plataforma de gestão de privacidade, segurança e dados, forneceram ao ABANCA uma ferramenta para proteger os dados dos seus utilizadores e garantir aos clientes o melhor serviço possível.
A nova solução de gestão da privacidade facilita o rigoroso cumprimento do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD) e assegura o mais alto nível de privacidade dos dados pessoais que os clientes facultam ao banco.
No sector financeiro, estes dados são particularmente sensíveis e requerem o apoio de empresas de cibersegurança especializadas, como a SIA, para assegurar a sua proteção.
A utilização massiva de novas tecnologias, a importância crescente da banca eletrónica no negócio, a legislação cada vez mais exigente e o aumento exponencial do número de ciberataques são factores que convertem esta protecção numa tarefa de elevada complexidade.
Neste cenário, a solução da SIA e da OneTrust proporciona ao ABANCA a capacidade necessária para automatizar e realizar todas as operações necessárias para cumprir o regulamento de protecção de dados, reduzindo assim o nível de risco a que está exposto.
O sistema simplifica a gestão de processos e alivia os profissionais de tarefas administrativas repetitivas.
Para Roberto Baratta, Diretor de Prevenção de Perdas, Continuidade de Negócios e Segurança & DPO no ABANCA, “o ambiente regulamentar e legislativo é complexo e requer um conhecimento profundo do assunto. Neste caso, era essencial ter especialistas líderes neste campo”.
Jaime Martínez, Chefe do Cyber Risk & Compliance na SIA, acrescenta “fornecemos ao ABANCA toda a nossa experiência na implementação deste tipo de soluções em organizações desta dimensão e complexidade. A SIA tem acompanhado e aconselhado a entidade a definir a melhor estratégia a implementar, adaptando-se sempre aos processos de conformidade seguidos pelo grupo”.
A solução implementada pela SIA e a OneTrust acrescenta novas funcionalidades ao banco que permitem, por exemplo, ao utilizador gerir globalmente o consentimento de cookies para navegar nos 25 domínios do grupo.
Também permite ao banco realizar um inventário completo dos diferentes tratamentos de dados pessoais existentes, avaliar o impacto que cada um deles tem na privacidade do cliente e ser capaz de comprovar o cumprimento da responsabilidade proactiva na sua gestão (PIA/DPIA Automation). A SIA também tem prestado apoio à formação e sensibilização dos funcionários do ABANCA em matéria de privacidade.
Em Portugal, a SIA apresenta-se como SIA CESCE.
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