O projecto BarRod, desenvolvido pela Metalogalva, visa a concepção e desenvolvimento de uma gama de produtos para guardas de segurança rodoviária com elevados níveis de desempenho, menores custos de produção, manutenção e reparação. O projecto é co-financiado pelo Compete 2020.
Os despistes e as colisões entre veículos e objectos fora da faixa de rodagem constituem um problema de segurança rodoviária relevante para qualquer gestor de infraestruturas rodoviárias, indica a sítese do projecto divulgado pelo site do “Compete 2020”.
De forma a proteger os ocupantes dos veículos, em caso de despiste, importa proteger o tráfego dos obstáculos mediante a instalação de sistemas de retenção de veículos, fornecendo um determinado nível de retenção aos veículos descontrolados, impedindo-os de invadirem áreas vulneráveis ou colidirem com obstáculos perigosos.
O projecto visa a concepção e desenvolvimento de uma nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária que possa garantir elevados níveis de desempenho, com menores custos de produção e manutenção/reparação.
A nova gama de produtos a desenvolver será disponibilizada a um número diverso de potenciais compradores no segmento rodoviário nacional e internacional, incluindo gestores de infraestruturas de transporte e entidades públicas e privadas responsáveis pela construção/manutenção/ reparação das vias de transporte rodoviário.
O projeto BarRod é promovido pela Metalogalva – Irmãos Silva SA, em parceria com a Infraestruturas de Portugal,SA (IP) e a Universidade do Minho. Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&DT Empresarial, na vertente em copromoção, o projecto BarRod: Barreiras de Segurança Rodoviária contempla um investimento elegível de 1,3 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 715 mil euros.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.