A Siemens Portugal vai modernizar o maior terminal de contentores do Norte do País. Este projecto, adjudicado à Siemens pela Yilport Leixões, inclui a renovação de um pórtico de cais STS (ship to shore) e três pórticos de parque RMG (rail mounted gantry) no Porto de Leixões, já a partir do início de 2022.
Este projecto inclui a substituição dos sistemas de accionamento pelos novos inversores de última geração, mais eficientes, SINAMICS S120, bem como dos sistemas de automação existentes, pelo SIMATIC S7 Fail-Safe, que vai conferir um maior nível de segurança às operações dos pórticos.
A par destas intervenções, a Siemens Portugal vai fornecer ainda sistemas anticolisão e de supervisão embarcados e remotos. A multinacional também equipará estes pórticos no Porto de Leixões com novos sistemas de alarme para detecção de incêndios e sistemas de acesso de operadores via RFID (Radio Frequency Identification).
“Este projecto é um reconhecimento, por parte da Yilport Leixões, da capacidade, know-how e experiência da equipa da Siemens, que vai implementar e comissionar todo o projecto e respectivos sistemas, sendo ainda responsável pelo desenvolvimento de serviços de engenharia, do software dos controladores, dos sistemas a fornecer e pela programação dos accionamentos” refere Luís Bastos, responsável pela Digital Industries da Siemens Portugal.
A equipa da Siemens responsável por este projecto – do Cranes Engineering Hub – com mandato de atuação para a zona EMEA, foi responsável pela intervenção e modernização de cerca de 100 pórticos em dez países: Portugal, Grã-Bretanha, Espanha, França, Roménia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Moçambique e Aruba.
O TCL – Terminal de Contentores de Leixões, S.A. (Yilport Leixões) é a sociedade concessionária da atividade de movimentação de contentores do Porto de Leixões. O ano passado este terminal era responsável por 150 trabalhadores portuários, tendo sido responsável por movimentar mais de 703.000 TEUs[2]/ 530.000 contentores.
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