A Infraestruturas de Portugal está a modernizar da ferrovia portuguesa, tendo adjudicado à Thales três novos contratos para a modernização dos sistemas de sinalização da Linha de Cascais, Oeste e da Estação de Santa Apolónia, na região de Lisboa.
O âmbito destes três contratos, inclui o fornecimento do novo sistema electrónico de encravamento PIPC G3 (3ª Geração), o sistema ETCS L2 na Linha de Cascais, de um novo sistema de detecção de comboios (circuitos de via), motores de agulha, passagens de nível e sistema de alimentação, em linha com as soluções já implementadas na rede portuguesa, pela Thales.
A Thales, será responsável pelo projecto, validação, fornecimento, instalação, testes e colocação ao serviço, segurança, obras e também por 10 anos de manutenção.
Ao longo das últimas décadas, “a Thales tem sido uma presença importante no programa de modernização de sinalização da ferrovia portuguesa, iniciado no início dos anos 90 pela Infraestruturas de Portugal (na época, CP e depois REFER), com a introdução do novo sistema de encravamento electrónico e sistemas de última geração de Telecomunicações, Informação e Conforto ao Passageiro”, salienta a empresa.
Adicionalmente, a Thales foi responsável pela concepção e implementação do novo Centro de Controlo Operacional de Lisboa, cobrindo 70% do tráfego ferroviário português, tendo desempenhado um papel significativo e pioneiro em Portugal, com a introdução do ETCS L2, na Linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul (Évora-Elvas-Caia), marcando assim mais um importante passo na história da ferrovia nacional.
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