Escolher a solução de energia certa para a operação pode aumentar consideravelmente a sua eficiência, segurança e reduzir os custos operacionais, mas é importante considerar as necessidades específicas, em função do tipo de negócio, aplicação, taxa de utilização, visão da empresa, nível de complexidade, abordagem de sustentabilidade e muito mais.
Na Toyota, reconhecemos a necessidade de dar continuidade às operações de clientes, particularmente às tradicionalmente executadas por empilhadores com motores de combustão interna.
Por isso temos, vindo a evoluir na oferta de soluções de energia e as que apresentamos nos novos equipamentos, como é o caso do novo Toyota Traigo80 (empilhador elétrico de 80V) foram estudadas para ciclos de trabalho longos, seguros, sem interrupções.
Assim sendo, para além das tradicionais baterias de chumbo-ácido, os clientes podem optar por fontes de energia de iões de lítio ou de hidrogénio que também os ajudam a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.
Os utilizadores que preferem usar as tradicionais baterias de chumbo-ácido, podem dispor de uma rápida substituição lateral da bateria, usando apenas um simples porta-paletes.
No entanto, para a maior parte das operações, existem ganhos possíveis em custos, segurança e energia, com a utilização dos mais recentes packs de energia inteligentes da Toyota.
Carregamento eficiente e flexível
É importante combinar a bateria certa com o carregador certo e isto implica analisar as necessidades, taxas de utilização, padrões de trabalho, aplicação e infraestrutura de energia. As baterias de iões de lítio de elevada densidade da Toyota são mais fáceis e rápidas de carregar numa oportunidade da operação e os carregadores inteligentes, com DPL (limitação dinâmica de energia) evitam “picos” de consumo. É possível calcular a melhor combinação de bateria e carregador para responder aos padrões de trabalho, tendo em consideração as horas de trabalho e intervalos de operação, durante um turno normal. Na maior parte dos casos, isto permite trabalhar durante vários turnos sem a necessidade de substituir a bateria. Por exemplo, um empilhador elétrico de 80V – Toyota Traigo80 – equipado com uma bateria de iões de lítio pequena, pode operar um turno completo de 8 horas com apenas uma carga de 15 minutos durante os períodos principais de operação e uma carga de 45 minutos no intervalo para almoço.
O apoio da conectividade
Trabalhamos com a conectividade há mais de uma década e como resultado temos mais equipamentos conectados do que qualquer outra marca (atualmente já são mais de 180.000 equipamentos Toyota conectados). Isto tem permitido a analítica de operações logísticas com o objetivo de detetar oportunidades de melhoria. A análise dos dados das operações de clientes e as melhorias sugeridas e implementadas, mostram que em média é possível poupar até 1000 euros por máquina por ano, recorrendo ao apoio da conectividade e de um sistema de gestão de frotas como o Toyota I_Site. Para além dos ganhos em termos de segurança, no que diz respeito à energia, o sistema tem sido importante na descoberta das melhores oportunidades para carregar as baterias de iões de lítio e na otimização de packs de energia inteligentes que apoiam com máxima eficiência a maior parte das necessidades das empresas.
Carregamento rápido e baixas emissões
Uma outra solução de energia será o hidrogénio que permite isenção de emissões e um rápido reabastecimento, em apenas 3 minutos. Os novos equipamentos, como é o caso dos empilhadores elétricos Traigo80 já estão prontos para funcionar com baterias Fuel Cell, nos clientes que já possuem ou estão a pensar investir num sistema de reabastecimento.
A bateria de célula de combustível é recomendada para aplicações de serviço pesado ou operações intensas com vários turnos, onde os carregamentos de oportunidade não são possíveis. O investimento inicial é mais elevado, mas operacionalmente tudo fica mais simples.
Conteúdo patrocinado, produzido pela Toyota.