Chama-se FireAI – Intelligent Forest Fire Detection Soluction. O projecto portguês, desenvolvido pela Bee2fire, utiliza mecanismos inteligentes que permitem reduzir ainda mais o tempo de detecção de incêndios e ignições com recurso a Inteligência Artificial (IA).
O projecto é financiado pelo Compete 2020 e, segundo a informação divulgada pelo site do Compete 2020, pretende disponibilizar um sistema de detecção de incêndios florestais inteligente, que conjuga as vertentes de detecção de incêndios em fase inicial, mesmo nas mais variadas e adversas condições de terreno, atmosféricas e ambientais conjugado com uma implementação fácil e de baixo custo.
Eficácia, simplicidade e custo reduzido, são as três premissas da solução. Com base nestes princípios, a equipa da Bee2Fire está a desenvolver, a melhorar e a trabalhar um sistema que “simula” um operador humano altamente qualificado na análise de imagens, a olhar ininterruptamente para um ecrã a transmitir imagens em contínuo, de múltiplos ângulos, de uma floresta de qualquer dimensão.
A utilização de técnicas de Deep Learning tem vindo a ser uma aposta no apoio à detecção automática de incêndios florestais. A ideia base consiste em conceber modelos de redes neurais que consigam extrair características de imagens e classificar essas mesmas imagens em determinadas classes, conforme as características que apresentem.
O projecto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de cerca de 734 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 420 mil euros.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.